O total de 262.597 atendimentos foi feito pelo Hospital Regional Público do Sudeste do Pará Dr. Geraldo Veloso, sob gestão da Pró-Saúde Abash, em Marabá, em 2013. O número estabelece uma média mensal de 21.833 atendimentos, ou 720 por dia, entre internações, consultas, cirurgias e análises clínicas, entre outros procedimentos.
Ano passado, 3.821 pessoas passaram por cirurgias no hospital, muitas delas vítimas de acidentes de trânsito – uma média superior a dez cirurgias por dia. É praticamente a mesma média de internações feitas todos os dias no Hospital Regional. O ano de 2013 findou com 3.679 internações, o que mobiliza vários setores do complexo de saúde.
O diretor do Hospital Regional de Marabá, Valdemir Fernille Girato, atribui os bons números do hospital de alta complexidade à equipe que atua todos os dias, desde o setor de atendimento aos que estão diretamente na sala de cirurgia. “Toda a nossa equipe tem que estar preparada e andar como um trem no trilho; não podemos errar”, diz ele, acrescentando que os bons números confirmam o compromisso do governo do Estado com a região.
Para este ano, o diretor diz que a expectativa é que os números sejam ainda melhores, devido à reforma e ampliação que está sendo feita na unidade. “Terminando isso, vamos ser um dos maiores hospitais do Estado”, afirma. “Uma das áreas mais beneficiadas será a hemodiálise, onde vão ser implantadas 20 máquinas e para qual será contratada uma nova equipe de nefrologia. Vai ser implantado ainda o serviço de hemodinâmica, e estamos nos preparando para fazer cirurgias cardíacas”, anuncia Valdemir Girato.
Com mais 30 leitos, diz o diretor, será possível ampliar o número de cirurgias. “Se hoje fazemos uma média de 318 cirurgias por mês, vamos ampliar esse número para 500 a 600 cirurgias mensais”, estima, informando que o Hospital Regional já implantou o Núcleo de Educação, para em 2015 atender a primeira turma do curso de medicina de Marabá, da Universidade do Estado do Pará (Uepa), e de outros cursos ligados à área de saúde.




