Na data em que se comemora o Dia do Portuário, nesta terça-feira, 28, a Companhia de Portos e Hidrovias do Pará (CPH) traz duas boas notícias para a população do Estado. O início das operações do Terminal Hidroviário de Barcarena, totalmente revitalizado e adequado à legislação do setor e a definição, por parte do governo do Estado, do nome que batizará o novo Terminal Hidroviário de Belém, a ser entregue no final do mês de fevereiro. “O governador Simão Jatene decidiu manter o nome do terminal que começou a ser construído na rodovia Arthur Bernardes, que homenageava o empresário Luiz Rebelo Neto. O novo Terminal Hidroviário de Belém também será chamado de Luiz Rebelo Neto”, explica o diretor-presidente da CPH, Abraão Benassuly.
Segundo Benassuly, os dois novos terminais hidroviários citados acima são apenas parte de uma série de investimentos que o governo do Estado vem implementando no setor desde 2011. “Para se ter ideia, até agora já investimos cerca de R$ 24 milhões na revitalização, reforma e construção de novos equipamentos hidroviários. Apenas a obra civil do novo Terminal Hidroviário de Belém custou R$ 16,5 milhões com mais R$ 1,8 milhão no projeto naval”, destaca.
O projeto naval a que o diretor-presidente da CPH se refere diz respeito à construção de dois flutuantes cobertos e com rampas articuladas – um para o embarque e outro para o desembarque de passageiros –, o que, certamente, trará muito mais conforto e segurança para as mais de 1,2 mil pessoas que passam diariamente pelo local. “A própria Agência Nacional de Transportes Aquaviários já nos disse que o nosso será o Terminal Hidroviário mais moderno do país”, ressalta.
Ao todo, o novo Terminal Hidroviário de Belém conta com 2,4 mil metros quadrados distribuídos em dois pavimentos. A obra está abrigada no armazém 9 da Companhia Docas do Pará (CDP), ao lado, portanto, do terminal que hoje está em funcionamento. Totalmente refrigerado, o espaço contará com lojas de conveniência, farmácias, praça de alimentação e lanchonetes, além de todos os órgãos envolvidos com a regulamentação e fiscalização do transporte naval, que ocuparão o pavimento superior do prédio. “Certamente, o novo terminal, que terá capacidade para operar com ainda mais linhas intermunicipais e interestaduais, vai absorver uma grande parte da demanda que hoje circula pelos pequenos portos, muitos dos quais sem condições de atender adequadamente à população”, completa.
De acordo com Abraão Benassuly, o governo do Estado concluiu, apenas nos últimos meses, os Terminais Hidroviários de Barcarena, São Sebastião da Boa Vista e Porto de Moz. Até junho, serão entregues à população os terminais de Gurupá e Itaituba. “Além disso, estamos auxiliando o poder público municipal de Belém na busca, junto ao Ministério das Cidades, de recursos para a implantação de 12 Terminais Hidroviários na capital paraense. O prefeito Zenaldo Coutinho está empenhado em garantir esses terminais para poder fazer a integração entre o modal rodoviário e o hidroviário, que será possível a partir da implantação do BRT municipal”, relata.




