Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
sexta-feira, dezembro 5, 2025
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Autoescolas do TO terão linha de crédito para compra de simuladores

Noticias Relacionadas

Os Centros de Formação de Condutores (CFCs) do Tocantins terão uma linha de crédito especial para adquirirem o novo simulador de direção veicular, que será obrigatório para os processos abertos a partir do dia 1º de abril. O anúncio foi feito nessa terça-feira (28) pelo governo do estado.

A maioria CFCs do Tocantins ainda não adquiriram o equipamento que se tornou obrigatório após a resolução 444 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). A exigência das aulas simuladas deveria ter começado no mês de julho de 2013. Como muitos empresários de todo país ainda não haviam adquirido, o prazo precisou ser extendido.

Um dos impasses dos empresários está justamente no preço: o simulador custa em média R$ 40 mil. Por isso, o governo do estado criou uma linha de crédito para possibilitar o financiamento de até 100% do valor do equipamento. Mas em contrapartida, o Estado pede como garantia o próprio simulador e um outro bem complementar no valor de 30%. A autoescola que financiar até 76% do equipamento, terá que dar o próprio como garantia contratar o empréstimo.

Segundo a Agência de Fomento do Tocantins, responsável pela concessão do crédito, as taxas de juros são de 1,06% com um prazo de 48 meses e carência de três meses. De acordo com o órgão, a empresa também deve apresentar o orçamento do equipamento. “Os interessados em contratar a linha de crédito não devem ter restrições cadastrais e apresentar as garantias necessárias para o financiamento”, informou o governo.

Categoria B

Os alunos terão que fazer cinco horas no simulador. As aulas serão ministradas após o início da parte teórica e terão duração de 30 minutos cada e conforme os horários das autoescolas. Apenas depois desse processo é que será expedida a Licença para Aprendizagem de Direção Veicular (LADV), quando começa a parte prática. Para aqueles que iniciarem o processo a partir do próximo mês de abril, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) somente será emitida após as aulas no simulador. (G1)

- Advertisement -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisement -

Ultimas noticias