As audiências públicas para implantação do Plano Municipal de Saneamento Básico nos 78 municípios sob a gestão da Agência Tocantinense de Saneamento (ATS) foram concluídas pelos municípios de São Valério da Natividade e Sucupira.
A maratona de assembleias, que teve início no mês de novembro do ano passado, foi realizada com o objetivo discutir junto aos gestores públicos, representantes de entidades sociais e as comunidades dos 78 municípios, a minuta do plano de saneamento básico.
Segundo a coordenadora de manejo de resíduos sólidos da ATS, Kerlen Leandra, as audiências públicas são respaldas pela lei federal que estabelece que a minuta destes planos seja apresentada à comunidade por meio de assembleias para ser analisada e contemplada com sugestões dos moradores, já que eles conhecem a realidade de onde vivem.
O presidente da ATS, Edmundo Galdino, explicou que uma das principais metas do governo do Estado é levar o saneamento básico a todos os municípios do Tocantins. De acordo com Galdino, o governo é sabedor das dificuldades financeiras que os prefeitos têm em bancar a implantação desse plano, por isso foi feita uma parceria junto a Foz/Saneatins para executar as propostas em cada cidade onde a ATS atua.




