Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
quinta-feira, janeiro 22, 2026
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Emater mostra vantagens da avicultura em Conceição do Araguaia

Noticias Relacionadas

Agricultores familiares e acadêmicos de cursos técnicos foram beneficiados com informações sobre avicultura, através do Dia de Campo promovido pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater), em Conceição do Araguaia, sul do estado, de terça-feira, 26, até esta quinta-feira, 28. A ação ocorreu no Centro de Treinamento Agroecológico Inovação Tecnológica e Pesquisa Aplicada do Sudeste Paraense.

Participaram dos três dias de programação aproximadamente 120 pessoas, entre agricultores familiares das comunidades de Jocon, Lote 5, Lote 8, Canaranã e Pedreira e alunos de Agronomia e de Agropecuária do Instituto Federal do Pará (IFPA). O público assitiu a palestras sobre a criação de galinha caipira no sistema de semi-confinamento e diversificação e produção de frutíferas consorciadas com aves nos piquetes de pastejos; e fez uma visita a Unidade de Observação de Avicultura. A expectativa é de que os avicultores melhorem a produção e também que o evento atraia o interesse de agricultores que ainda não praticam a atividade. Com relação aos estudantes, formação pelo conhecimento foi o alvo da participação.

Há quatro meses a Emater implantou no município uma Unidade de Observação de Avicultura. Os técnicos fizeram a seleção genética, com três cruzamentos de galinhas caipiras, buscando alcançar um aumento de produtividade na postura dos ovos e ganho de peso do animal. De acordo com o médico veterinário Márcio Silva Heluany, técnico da Emater, o objetivo é fornecer reprodutor melhorado aos pequenos produtores, possibilitando-lhes o acesso à genética melhorada e garantindo a elevação da qualidade na criação de aves. “O projeto já distribui genética melhorada a seis famílias de produtores do município e estamos trabalhando para ampliar a abrangência do projeto”, explicou. O Dia de Campo teve a parceria do Banco da Amazônia.

- Advertisement -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisement -

Ultimas noticias