Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
sábado, dezembro 6, 2025
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Conab prevê safra de grãos 8,7% maior no TO

Noticias Relacionadas

A estimativa de produção de grãos na safra 2013/2014 no Tocantins, segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), é de cerca 2,8 milhões de toneladas, número 8,7% maior do que o registrado na safra anterior, quando foram colhidas aproximadamente 2,6 milhões de toneladas. O total da área destinada ao plantio da safra deve passar de 842 mil hectares, representando um aumento de 8,7% em relação à produção passada, quando foram destinados 813,2 mil hectares para o plantio de grãos no Estado.

Para o gerente de operações e suporte estratégicos (Geose) da Conab no Tocantins, Eduardo Mota Rocha, os números previstos estão dentro do padrão esperado. “Essas variações dependem muito da qualidade da semente plantada e do clima. Esse número é considerado normal, já que não tivemos nenhum fato para prejudicar a produção, como veranico [demora na chegada das chuvas]”, exemplifica Rocha.

De acordo com o gerente, o arroz irrigado e a soja sequeiro são os produtos com maior destaque no Estado. A produção de arroz irrigado está estimada em 511,89 toneladas em uma área plantada de 83,33 hectares. No caso da soja, a previsão de produção é de 1.653,22 toneladas em uma área de 539,77 hectares, conforme o levantamento.

No próximo dia 5 de dezembro, a Conab deve divulgar um novo levantamento com números mais precisos para o Tocantins. “O próximo levantamento deve trazer números mais próximos dos reais”, disse Rocha, explicando que essa estimativa divulgada na semana passada levou em consideração a intenção de plantio.

Nacional

Em nível nacional, a produção de grãos na safra 2013/2014 está estimada entre 192,424 e 196,65 milhões de toneladas, com um aumento ficando em torno de 3% a 5,3% acima da safra anterior. A colheita de 2011/2012 rendeu 186,8 milhões de toneladas de grãos. A Conab aponta que a soja deve ser o produto de maior destaque. (Jornal do Tocantins)

- Advertisement -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisement -

Ultimas noticias