A sede da Receita Federal, em Tucuruí, no sudeste do estado, reduziu o número de atendimentos por falta de funcionários. A decisão causou transtornos aos moradores da região que precisam do serviço.
A fila para atendimento começa a ser formada do lado de fora da agência ainda durante a madrugada, mas os atendimentos que eram realizados com um número restrito de senhas, agora são feitos apenas por agendamento via internet. Os moradores da região alegam que esse é problema para quem vem de outros municípios ou da zona rural.
Além de não terem acesso a esse serviço, só tem conhecimento de que o agendamento é feito pela internet quando chegam ao local e tem que voltar para casa sem atendimento.
O trabalhador rural, Juvenal Ribeiro, do município de Goianésia do Pará, foi à sede da receita federal de Tucuruí pela quarta vez para tentar resolver um problema de imposto territorial rural. “A gente liga para cá para resolver essas coisas e o telefone só dá caixa postal. Isso é um problema sério pra gente. Eu não tenho acesso à internet, eu morro em uma roça muito longe de cidade”, conta.
O chefe da unidade, Jacy Mário Barbosa, explica que o problema está sendo causado pela falta de funcionários e que já foi solicitado um remanejamento de pessoal. “A solução que nós encontramos foi fazer o atendimento dos serviços agendáveis, aqueles que estão disponíveis para agendamento no site da Receita Federal, ou pelo telefone 146. A triagem que normalmente nós fazemos todos os dias pela manhã, não pôde mais ser feita devido a nossa reduzida quantidade de servidor e pela demanda que é muito grande”, explica.




