Médicos estão realizando exames oftalmológicos e receitando óculos dentro de alguns ônibus, em Carolina. A informação foi divulgada pelo Ministério Público do Maranhão, que emitiu, no início deste mês, recomendação à Vigilância Sanitária do município pedindo mais rigor na fiscalização do exercício ilegal da medicina e venda casada de serviços médicos na cidade, localizada no sul do Estado.
De acordo com a promotora de Justiça da Comarca de Carolina, Aline Silva Albuquerque, diversas denúncias sobre os médicos que estariam receitando e vendendo óculos dentro de um ônibus e, ainda, sobre a realização de exames oftalmológicos por optometristas, que também estariam comercializando óculos de grau, foram feitas ao MP-MA.
Pela recomendação, o órgão pede que a fiscalizição exija cadastros dos médicos no Conselho Regional de Medicina do Maranhão (CRM-MA) e confirme a realização dos exames em locais inadequados, além de verificar se está havendo “venda casada” dos óculos. Os casos encontrados devem ser reportados à autoridade policial, para que seja realizada a prisão em flagrante dos responsáveis e, as denúncias, encaminhadas ao CRM-MA.
O documento orienta, ainda, os proprietários de óticas e outros estabelecimentos que vendam ou confeccionem óculos e lentes de contatos para que não aceitem profissionais que não são médicos ofereçam consultas oftalmológicas e nem vendam óculos ou lentes sem a devida prescrição médica.




