Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
sábado, dezembro 6, 2025
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Plano Habitacional prevê redução no déficit por moradia no Pará

Noticias Relacionadas

Com a presença de representantes do Ministério das Cidades, o governo do Estado apresenta nesta quinta-feira (8), no auditório do Centro Integrado do Governo (CIG), um plano de ação para o enfrentamento do déficit habitacional no Estado até 2023. O plano, que foi elaborado por técnicos do Instituto de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental do Pará (Idesp), Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Regional (Sedurb) e Secretaria de Estado de Governo (Segov), é coordenado pela Companhia de Habitação do Pará (Cohab) com a participação de membros do Conselho Estadual das Cidades.

Detalhes preliminares do plano indicam que o combate ao déficit habitacional, que até janeiro de 2006 era de apenas 2,79% em relação à demanda por moradia, saltou para 6% no atual governo. Os prognósticos também indicam que se o ritmo de investimentos for mantido, o Pará terá uma redução de 10% no déficit de moradia nos próximos 13 anos. Segundo a arquiteta Anna Holanda, que integra a equipe que coordenou o plano, embora esse percentual pareça tímido, representa um avanço significativo, pois nunca o Estado recebeu tantos investimentos na área habitacional.

Sob a responsabilidade da Cohab estão sendo executadas obras de infraestrutura que irão melhorar a condição de habitabilidade de 49 mil famílias, que já começaram a ser atendidas com serviços que incluem não apenas a produção ou reforma de unidades habitacionais, mas a regularização fundiária e a urbanização de áreas ocupadas.

A Cohab executa hoje 22.312 projetos habitacionais, devendo chegar a 23.400 até 2011. Na reunião desta quinta-feira, técnicos do governo também apresentarão a minuta do projeto de lei que instituirá uma política habitacional no Estado.

- Advertisement -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisement -

Ultimas noticias