A quantidade de passageiros além da capacidade do veículo foi a infração mais recorrente registrada pelo Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran) no último feriado. Mas não foi somente durante a Semana Santa que essa infração foi registrada com bastante frequência. Ano passado, quase 5 mil proprietários receberam multas por conduzir com lotação excedente.
De acordo com o coordenador de operações do Detran, Valter Aragão, além de ser infração, esse tipo de prática no trânsito é perigosa. “O condutor deve ter em mente que um veículo com a lotação além da capacidade pode ser um perigo e, se ele envolve em acidente, os passageiros podem se machucar bastante”.
Ele informa que essa infração é de natureza média; o condutor tem cinco pontos registrados na sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O valor da multa é de R$ 85,13.
De acordo com o Detran, o excesso de lotação ficou entre as 20 infrações mais corriqueiras registradas ano passado pelos órgãos de trânsito do Pará. Somente em Belém, 1.369 condutores foram multados por cometer esse tipo de irregularidade.
O coordenador observa que o excesso de lotação não se limita apenas aos automóveis (carro de passeio). “Neste feriadão, por exemplo, foi comum o flagrante em cima de veículos como van, kombi ou mesmo ônibus rodando fora da lotação adequada”. A capacidade máxima do veículo, para quem dúvidas, pode ser conferida no documento do licenciamento (CRLV). (Rose Barbosa)




