O empresário Jailson Pontes um dos pré-candidatos a deputado estadual por Araguatins, entregou seu pedido de desfiliação do PT – Partido dos Trabalhadores e ingressou no PP – Partido Progressista. Jailson havia se filiado ao PT ainda em 2009 quando o prefeito de Palmas, Raul Filho, participou de um evento da legenda no salão paroquial em Araguatins. Junto com Jailson outros dois grande lideres municipais assinaram ficha de filiação, Aldair Machado e Beto do Incra, que continuam no PT.
Com a troca de partido, Jailson perde o direito de disputar qualquer cargo nas eleições deste ano, a exigência está no art. 9º da Lei das Eleições (Lei n. 9.504/1997), que estabelece que a filiação e o domicílio eleitoral devem estar decididos até um ano antes do pleito.
O calendário eleitoral para as eleições de 2010 foi aprovado pelo plenário do TSE no dia 1º de julho de 2009 (Resolução 23.089). Serão eleitos o novo presidente da República, governadores, senadores, além de deputados federais, estaduais e distritais, com a desfiliação, Jailson perdeu o direito de disputar qualquer um destes cargos.
Agora, Jailson Pontes se soma aos vereadores Nemesio Parente(PR) e Josenildo Marques(DEM) que desistiram de suas pré-candidaturas à deputado estadual. Nemesio e Josenildo desistiram para apoiar o deputado de Augustinópolis, Amélio Cayres. Já Jailson segundo informações de lideranças próximas ao empresário apontam que a desistência teria acontecido com vistas as eleições de 2012 onde Jailson pretende se candidatar a prefeito do município.




