Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
sábado, dezembro 6, 2025
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Analista do Governo Federal ministra curso em São Luís

Noticias Relacionadas

A exportação tem espaço não só para grandes, mas também para as micro e pequenas empresas e diversos tipos de produtos. A afirmação é do analista do Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Miguel Marques da Silva, durante o Curso Básico de Exportação, realizado hoje (21), no hotel Luzeiros, em São Luís.

O curso é uma promoção da Secretaria de Desenvolvimento, Indústria e Comércio (Sedinc), em parceira com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC). A abertura oficial do evento foi feita pelo secretário Adjunto do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Augusto César Maia Junior.

Mais de 70 pessoas participaram do curso que teve como objetivo proporcionar uma visão dos procedimentos envolvidos no processo de exportação e das oportunidades representadas pela internacionalização das empresas.

Entre os temas que foram abordados durante o curso, destacam-se os conceitos e objetivos da exportação, o planejamento e as principais ferramentas para identificação do produto e mercados, nomenclaturas internacionais, barreiras e acordos comerciais.

Para o analista do MDIC, Miguel Marques da Silva, o Brasil vem evoluindo na área de exportação. Porém, ressaltou que apesar do país ser a sexta economia do mundo, encontra-se em vigésimo segundo lugar no ranking das exportações.. De acordo com o consultor, o Maranhão tem uma função mediana, mas o grande entrave do Estado é que a maior parte da concentração está apenas nas grandes empresas, como ocorre em todo o país. “O país tem que impulsionar as micro e pequenas empresas a exportarem”, afirmou o analista destacando que há espaço para todos. Existem alguns passos a serem seguidos, segundo o analista: Primeiro, o conhecimento dos trâmites legais para exportar; produtos de qualidade e um amplo trabalho de promoção.

Para o superintendente de Comércio da Sedinc, Paulo Henrique Carmo, o curso tem um dos seus maiores objetivos mostrar que é possível operar no mercado econômico interno e externo. “Um dos maiores problemas enfrentados no Estado do Maranhão é o senso de isolamento e desinformação, pois oportunidades existem”, afirmou.

Vale ressaltar que existem vários projetos desenvolvidos pela Sedinc, entre eles está o Made In Maranhão, que será lançado em breve, e tem como objetivo de fazer com que as empresas maranhenses, principalmente as micro e pequenas, estejam preparadas para os mercados nacionais e internacionais.

- Advertisement -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisement -

Ultimas noticias