O prefeito de Palmas, Raul Filho (PT) confirmou ontem a decisão o que havia adiantado com exclusividade ao Jornal do Tocantins no dia anterior de permanecer à frente da prefeitura e não disputar as eleições deste ano a governador. Marcado para as 14 horas, o anúncio teve que esperar uma hora a mais do previsto por conta do atraso no início e o recuo foi creditado pelo prefeito à falta de apoio do PMDB e PR. Relembrando que havia firmado acordo com o PMDB na presença do governador Carlos Gaguim (PMDB) e do deputado federal e presidente estadual peemedebista Osvaldo Reis, em Brasília Raul disse que a alegria “durou até a manhã do dia seguinte”.
Sobre o PR, presidido pelo senador João Ribeiro no Estado, Raul disse que tentou composição até a madrugada de quarta-feira. Raul disse que compreende o posicionamento do senador, porém, a falta de apoio inviabiliza uma candidatura com maiores chances de vitória.
Depois da desistência, Raul reafirmou, na coletiva, que a sigla terá candidatura própria e o nome do candidato será divulgado em 15 dias. Já o presidente estadual do PT Donizeti Nogueira falou que possivelmente o anúncio ocorra no dia 9, quando está prevista a presença do presidente Lula no Tocantins. O prefeito apontou os nomes do ex-prefeito de Porto Nacional, Paulo Mourão e da deputada estadual Solange Duailibe como os possíveis candidatos para a cabeça de chapa.
Secretariado
Na reunião também foram exonerados quatro secretários para concorrerem nas eleições de 2010: Darci Coelho (Governo), Maria Helena Brito Miranda (Desenvolvimento Social, Trabalho e Emprego), Donizeti Nogueira (Orçamento Participativo e Programas Especiais), que tentarão a Câmara dos Deputados e Júnior Luiz (Articulação Metropolitana) que vai disputar uma cadeira na Assembleia Legislativa (AL). A Assessora de Comunicação Kassandra Valduga também deixou o cargo, pois está se mudando para São Paulo.
Quem assume a pasta de Orçamento Participativo é Márcia Barbosa, que era diretora da secretaria e no lugar de Kassandra, assume interinamente Lúcia Georgethe Pinheiro que irá acumular o cargo de assessora de imprensa do prefeito. Raul afirmou que os titulares das três pastas ainda não nomeados devem ser empossados na próxima terça-feira. (Theíza Cristhine – JT)




