
O contraste da vida calma no município com a movimentação do ambiente da Praia da Ponta. Araguatins é assim nestes meses de julho e agosto: garantia de um bom período de descanso para os turistas que optarem pelo local para passar a tradicional temporada de praia do Tocantins.
O clima interiorano e vida mansa, com gosto de café passado na hora para acompanhar uma prosa boa na calçada, são o pano de fundo da cidade em que as pessoas param e observam as águas do Rio Araguaia passar. O povo araguatinense tem a hospitalidade característica da Região do Bico do Papagaio, o que torna a estadia na cidade ainda mais agradável.

Além disso, quem estiver na cidade não pode perder a oportunidade de explorar um pedaço da Amazônia no Tocantins. Um passeio de barco permite conhecer um pouco mais das belezas naturais do lugar e até mesmo escolher uma praia mais reservada para aproveitar, já que pequenos bancos de areia formam “prainhas” na margem do rio.

Também é por barco que se chega a um imenso paredão de aproximadamente 20 metros de altura, conhecido como Paredão Nego Velho, do qual mina uma água cristalina. O Paredão é cercado por árvores da flora amazônica. Conforme a tradição popular, o local recebeu este nome porque um homem negro, já idoso, que estava em busca de um boi perdido, não teria visto o precipício e caiu do alto do paredão e não foi mais encontrado.

O passeio dura cerca de 20 minutos e durante o percurso o turista pode observar a exuberante flora local. Para encerrar o dia, nada melhor que observar o belo pôr do sol da cidade. (Alessandra Brito/Fotos: Luciano Ribeiro)




