Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
sexta-feira, dezembro 5, 2025
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

SANTA TEREZINHA: FUNASA discute criação de consórcio intermunicipal de resíduos sólido

Noticias Relacionadas

Sem título

O superintendente da Fundação Nacional de Saúde (FUNASA) no Tocantins, Onofre Marques de Melo, esteve reunido semana passada com representantes da Secretaria do Meio Ambiente do Estado, Olímpio Mascarenhas, da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Iracy Martins, do Instituto de Capacitação Assessoria e Pesquisa (ICARP), Aliomar Gama e da prefeita de Santa Terezinha, Itelma Belarmino de Oliveira, para tratar da criação de um consórcio intermunicipal de resíduos sólido, que irá beneficiar os municípios de Angico, Darcinópolis, Cachoeirinha, Luzinópolis, Palmeiras, Nazaré e Santa Terezinha.

Olímpio Mascarenhas, representante da Secretaria do Meio Ambiente do Estado, lembrou que as discussões de ações articuladas entre a Secretaria, UFT, ICARP, FUNASA e municípios foram levantadas dentro da conferência regional do meio ambiente realizada no mês de maio no município de Araguatins. Para Olimpio a criação do Consórcio Intermunicipal de Resíduos Sólidos é um cumprimento da Lei nº 12.305/10, que institui a política de resíduos sólidos no País.

Sem título2

Para a prefeita de Santa Terezinha, Itelma Belarmino de Oliveira, a FUNASA tem sido uma grande parceira na aplicação de recurso para o saneamento básico em seu município. “Esperamos mais uma vez o apoio da FUNASA através de seus técnicos para a solução dos problemas relacionados ao destino dos resíduos sólidos dos nossos municípios.” Frisou Itelma.

Durante a reunião o superintendente da FUNASA, Onofre Marques, agradeceu a presença das autoridades e destacou a importância das parcerias no desenvolvimento de ações de saneamento, citou os eixos de atuação da FUNASA no apoio ao saneamento estruturante junto aos municípios, através de cooperação técnica; com o apoio à gestão municipal de serviços de saneamento básico, apoio a elaboração dos Planos Municipal de Saneamento Básico e capacitação de quadros municipais em gestão do saneamento, com estímulo à constituição de consórcio. O superintendente também se comprometeu em envidar esforço junto aos técnicos da FUNASA, para concretização das ações propostas. (Com informações da ASCOM/FUNASA)

- Advertisement -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisement -

Ultimas noticias