A Universidade Federal do Maranhão (UFMA), campus Imperatriz, realiza na quarta-feira, 3, a abertura da campanha institucional “Acerte a lata – O lixo não desaparece depois que vai para a lixeira”. Na programação de abertura, às 18h, no auditório da Universidade, estarão presentes o diretor do Campus, Marcos Fábio, o presidente da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Imperatriz (ASCAMARI), José Ferreira Lima, e a bióloga e presidente do Conselho Municipal do Meio Ambiente (COMMAM), Ivanice Cândido.
A coleta seletiva na Universidade está sendo realizada a partir de uma parceria com o presidente da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Imperatriz. Materiais como papel, plástico, ferro, papelão e alumínio são depositados pela comunidade universitária nas lixeiras de coleta seletiva espalhadas pelo campus. Toda sexta-feira, membros da ASCAMARI coletaram o material na Universidade, que é levado para a Associação, onde passa por uma triagem e posteriormente vendido para empresas especializadas.
Segundo o diretor Marcos Fábio, a idéia da campanha é fazer com que a comunidade entenda que a importância da reciclagem é fundamental, “É uma campanha educativa para as pessoas criarem o hábito de separar o lixo”, explica.
O objetivo da campanha é conscientizar a comunidade Universitária de que separar o lixo orgânico do inorgânico é uma atividade que facilita o trabalho dos catadores de materiais recicláveis, e além de gerar renda, ajuda a conservar os recursos naturais, pois esse processo de coleta seletiva é o ponto primordial para contribuir diretamente na reciclagem de recursos sólidos.
Além da palestra haverá exposição de trabalhos e pesquisas sobre o tema, realizados pelo Programa de Educação Tutorial (PET) Conexão e Saberes.
Todo o material da campanha também foi desenvolvido pela Universidade reaproveitando material que seria descartado. (ASCOM)




