Desenvolver um projeto na área da saúde junto aos catadores de materiais reutilizáveis e recicláveis. Este foi um dos objetivos da oficina pró-catadores, que está sendo realizada em Palmas pelo Governo do Estado em parceria com o Ministério da Saúde (MS).
De acordo com a responsável pelas Ações de Saúde dos Pró-Catadores do MS, Carmen Lucia Miranda Silvera, a oficina é um momento de explicar aos trabalhadores sobre o funcionamento do SUS. “O objetivo é procurar o empoderamento do catador em relação ao SUS e a criação de um vínculo maior do profissional de saúde com esse trabalhador, além de conhecer quais são as necessidades de cuidados de saúde dessas pessoas”, explica.
Para a técnica da Coordenação Estadual da Saúde do Trabalhador da Sesau, Ednalva Maria Gomes, a oficina é importante para discutir as ações a serem desenvolvidas junto aos catadores. “Este foi um momento para que os técnicos pudessem ter contato direto com os beneficiados do programa. Durante a oficina pudemos discutir e fazer propostas de ações a serem executadas junto a esses trabalhadores”, destaca.
Para a presidente da Associação de Catadores e Catadoras de Recicláveis da Região Norte de Palmas (Ascampa), Terezinha de Jesus Lima de Sousa, esse tipo de ação só vem a contribuir com o trabalho de cooperativismo do setor. “Acredito que todo apoio, em especial do governo, é muito bem vindo para nós, pois informação e formação nunca terminam. Ter orientações sobre o manuseio desses materiais é importante, pois todo cuidado com a saúde é pouco e precisamos nos preservar”, afirma.
Pró-Catador
A oficina faz parte do Programa Pró-Catador instituído pela Presidência da República, que tem a finalidade de integrar e articular as ações do Governo Federal voltadas ao apoio e ao fomento à organização produtiva dos catadores de materiais reutilizáveis e recicláveis, à melhoria das condições de trabalho, à ampliação das oportunidades de inclusão social e econômica e à expansão da coleta seletiva de resíduos sólidos, da reutilização e da reciclagem por meio da atuação desse segmento.




