Aprovados, após a tramitação em regime de urgência, nesta quarta-feira, dia 12, dois requerimentos de autoria do deputado Amélio Cayres (PR) que convidam diversas autoridades do Estado para comparecerem na Sessão Plenária do dia 25 de junho quando será discutido o atraso das obras do Programa Minha Casa, Minha Vida no Tocantins. Amélio quer o comparecimento da procuradora-geral de Justiça, Vera Nilva Rocha Lira, do secretário estadual das Cidades, Habitação e Desenvolvimento Urbano, Raimundo Nonato Frota Filho, e do defensor público geral do Tocantins, Marlon Costa Luz Amorim.
O republicano solicita ainda a presença dos prefeitos e dos integrantes das comissões de acompanhamento de obras dos municípios que deverão receber casas do programa. O parlamentar recebeu anuência em mais dois requerimentos que também tramitaram em regime de urgência. Um deles pede que o secretário da Administração do Estado, Lúcio Mascarenhas, restabeleça o atendimento do PlanSaúde na cidade de Imperatriz, Estado do Maranhão.
Outro requerimento que tramitou em regime de urgência, de autoria da deputada Josi Nunes (PMDB), solicita ao presidente da Assembleia, deputada Sandoval Cardoso (PSD), a adesão da Casa à campanha “Assine + Saúde”. O objetivo, segundo a parlamentar, é colher assinaturas para a apresentação de projeto de lei de iniciativa popular que trata do aumento dos recursos da União para a saúde pública.
Em regime normal de tramitação, foram aprovadas solicitações do deputado Eli Borges (PMDB) que reivindicou, entre outras coisas, a recuperação da TO-419, no trecho que liga Araguaína ao Balneário Véu das Noivas, e a pavimentação dos acessos da quadra 405 Norte em Palmas. A parlamentar Luana Ribeiro (PR) cobrou providências quanto ao asfaltamento da TO-245, na parte que liga Tocantínia a Rio Sono.
Ainda tiveram matérias aprovadas os deputados Osires Damaso (DEM), Iderval Silva (PMDB), Solange Duailibe (PT), Stalin Bucar (PR), Toinho Andrade (PSD) e Wanderlei Barbosa (PEN). Dentre as solicitações está o pedido para que o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, o programa Academia da Saúde em Arapoema, e para que o presidente desta Casa, Sandoval Cardoso, crie o Procon Legislativo no âmbito do Parlamento Estadual. (Elpídio Lopes)




