Acuada pela opinião pública, vereadores e líderes políticos a prefeita, Dona Deija (DEM) se viu forçada a recuar da intenção de abrir mão instalação da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24Hs. O Governo do Estado e Federal selecionaram Augustinópolis e Tocantinópolis no Bico do Papagaio para receberem a Unidade de Saúde.
Com a divulgação da informação de interferência política na definição dos municípios selecionados, a opinião pública de Araguatins protestou e cobrou do Governo do Estado a revisão e transferência da UPA de Augustinópolis para Araguatins. O secretário de Relações Institucionais, Eduardo Siqueira Campos, se comprometeu a tentar junto ao Ministério da Saúde (MS) reverter a situação e afirmou a nossa reportagem que a prefeita, Dona Deija, abriria mão da UPA e aceitaria a transferência para Araguatins, dependendo agora da reversão do processo no MS.
Nossa reportagem procurou a prefeita de Augustinópolis no dia 27 de maio para confirmar a informação de dispensa da UPA. Dona Deija não quis se pronunciar de forma oficial sobre o assunto, mas conformou por meio de sua assessoria que não entraria em polêmica, mas caso o Governo Federal entenda remover a UPA para Araguatins, ela não faria objeção e confirmou as dificuldades em manter a unidade funcionando.
Após a manifestação da prefeita, a comunidade, vereadores e líderes políticos de Augustinópolis se mostraram indignados com a postura de Dona Deija e deram inicio a uma serie de manifestações via imprensa e redes sociais, reprovando a atitude da prefeita. Cinco vereadores de oposição chegaram a se pronunciar cobrando da prefeita atitude de responsabilidade com o município e que defendesse a permanência da unidade de saúde em Augustinópolis.
Agora após a repercussão negativa a prefeita, Dona Deija, se pronunciou por meio de outro veículo de imprensa da região para divulgar uma nota afirmando que não desistira do benefício e que já colocou um terreno a disposição para edificar esta UPA.




