O governo do Estado reduziu em 70% os casos de malária em todo o Pará. O avanço é resultado das ações preventivas da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), em conjunto com os municípios paraenses, para o combate à doença. De janeiro até o dia 22 de maio de 2013, foram registrados 13.420 casos de malária, contra 53.206 no mesmo período do ano passado. Os municípios com a maior queda no número de registros são Chaves, Curralinho, Anajás, Bagre, Altamira e Anapu.
Em relação aos números no conjunto Grajaú, no bairro Icuí, em Ananindeua, região metropolitana de Belém, foram confirmados 83 casos no local, e sete no bairro do 40 Horas. A Sespa informa que a situação já está controlada. Entre as ações de combate à doença, a coordenação estadual de Controle da Malária atua em parceria com os municípios na prevenção, diagnóstico e capacitação de profissionais.
As ações incluem treinamento de microscopistas e em manejo clínico de doentes com malária grave, nas regionais de saúde. Ainda são ministradas, por ano, duas oficinas de avaliação da malária em polos dos Centros Regionais de Saúde do Pará. O trabalho do Estado ainda é feito com distribuição de testes rápidos, microscópios, motos e rabetas (pequenos barcos com motor), para o fortalecimento das ações.
Ano passado, além da distribuição dos 90 mil mosquiteiros do Ministério da Saúde, a secretaria iniciou a entrega de mais 60 mil mosquiteiros impregnados com inseticida não venenoso nos municípios prioritários. Segundo o coordenador estadual do Programa de Controle da Malária, Cláudio Cardoso, as atividades continuam em todo o Estado.
No próximo mês, técnicos da Sespa levarão ao município de São Caetano de Odivelas, no nordeste paraense, um laboratório itinerante para intensificar o trabalho na localidade. Entre os dias 3 e 5 de junho, Cláudio Cardoso e o diretor do Departamento de Controle de Endemias da Sespa, Bernardo Cardoso, participam de uma reunião nacional de planejamento e avaliação da malária, em Brasília. O encontro vai reunir representantes dos Estados que compõem a Amazônia Legal.




