O Bico do Papagaio será a primeira região contemplada com a realização da 4ª Conferência do Meio Ambiente do Tocantins, que acontecerá em Araguatins no dia 14 de maio. A Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMADES) inicia na segunda-feira, 29, a mobilização de estudantes, funcionários públicos, ativistas sociais, empresários, políticos e gestores, com duas equipes formadas por técnicos da SEMADES.
Ao todo, 19 municípios da região serão mobilizados para a Conferência. Para o secretário da SEMADES, Alan Barbiero, a proposta de se debater resíduos sólidos no evento é uma oportunidade para encontrar alternativas para a gestão do lixo. “Hoje a questão dos resíduos sólidos é encarada como um problema para as cidades, mas é enorme o seu potencial para geração de emprego e renda”, frisou.
Consórcio
Com intuito de fortalecer ainda mais a participação do Bico do Papagaio na Conferência do Meio Ambiente, o secretário apresentou ao presidente do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento do Bico do Papagaio (AMBIP) e prefeito de Axixá do Tocantins, Auri-Wulange Ribeiro Jorge, a proposta do evento.
Segundo Auri-Wulange Ribeiro, a AMBIP congrega 25 prefeituras e tem como objetivo resolver problemas comuns às prefeituras da região. “Este (resíduos sólidos) é um problema geral e vamos dar a nossa contribuição”, reforçou o prefeito, referindo-se a mobilização dos prefeitos e da população para participação na Conferência. (Luiz Melchiades)




