A Comarca de Marabá, por meio da 7ª Vara de Execução Penal, realizará nesta sexta-feira, dia 26, o I Seminário da Execução Penal de Marabá – Realidades e Possibilidades: A Ressocialização em Foco. O evento ocorrerá no plenário da Câmara Municipal de Marabá, de 8h às 16h. As inscrições podem ser feitas na sala da equipe multidisciplinar do Fórum de Marabá.
A doutora em psicologia Maria de Fátima Franco dos Santos ministrará palestra sobre a ressocialização de internos e egressos do sistema penal. A palestrante também é coordenadora e professora do curso de extensão em Psicologia Forense da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (Puc-Campinas).
Em seguida, o juiz da Comarca de Abaetetuba e idealizador do projeto Conquistando a Liberdade, Deomar Barroso, irá expor sobre o projeto que atua no processo de ressocialização de internos da Susipe e que leva os presos do regime aberto e semi-aberto para serviços limpeza pública e conversas com estudantes da rede pública de ensino. Atualmente, o projeto tem a parceria do Governo do Estado do Pará.
Ainda pela manhã de sexta, será feita uma mesa redonda entre equipes interdisciplinares que desevolvem trabalhos nas casas penais de Marabá. À tarde, a programação incluirá a promotora de Justiça da Execução Penal, Liliane Carvalho, e o relato das histórias de vida dos internos do sistema penal.
O seminário tem o objetivo de discutir os caminhos da ressocialização como elemento fundamental para a diminuição da violência e da exclusão social por meio de práticas sócio-educativas inclusivas. (Will Montenegro)




