Fiscais da Agência Estadual de Defesa Agropecuária em Açailândia apreenderam mais de quatro toneladas de queijo transportadas de forma irregular. Foi a maior apreensão do produto este ano.
A carga seguia para o município de Sobral, no Ceará. O queijo estava sendo transportado de caminhão sem as condições sanitárias exigidas por lei.
A apreensão ocorreu durante operação de barreira móvel montada em São Francisco do Brejão, a 40 km de Açailândia. “”Estava ilegal porque estava sendo transportado sem refrigeração. Esse trabalho de barreira móvel facilita a detecção de falhas em fiscalições”, disse Anízio José Rocha, chefe da Unidade Regional da Aged em Açailândia.
O queijo transportado irregularmente foi produzido em um laticínio instalado no Povoado Capemba d’Água, em São Francisco do Brejão.
O laticínio tem o Selo de Inspeção Estadual e autorização da Aged-MA para funcionar, mas, essa certificação só permite a venda dentro do estado.
O mesmo local já havia sido autuado no ano passado pelo transporte irregular de quatro toneladas e meia de queijo que teriam como destino um município fora do Maranhão.
A carga irregular de queijo foi velada por fiscais da Aged, sob escolta da Polícia Militar, para o aterro sanitário de Açailândia, onde foi incinerada. O motorista foi autuado e multado em R$ 5,1 mil. O laticínio, por ser reincidente, vai pagar uma multa maior ainda, mas a Aged não revelou o valor. (G1)




