Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
sábado, janeiro 31, 2026
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Qualificação profissional é oferecida pelo ProJovem Urbano em Araguaína

Noticias Relacionadas

Cerca de 20 alunos do programa ProJovem Urbano de Araguaína participarão de uma aula de qualificação profissional na área de alimentação na próxima sexta-feira, 12 de abril, às 19 horas, no colégio Manoel Lira, no setor Nova Araguaína. Na oportunidade, os estudantes vão aprender a se portar e lidar com as leis da mesa.

“A qualificação profissional tem o propósito de abrir caminhos para uma futura geração de comerciantes na área de alimentação. Acreditamos que estes jovens podem contribuir, e muito, para o futuro da nossa cidade”, explica Rita de Cássia Carvalho do Amaral, coordenadora do ProJovem, vinculado à Secretaria Municipal da Educação.

No total, 82 alunos fazem parte do programa na área de abrangência do colégio Manoel Lira. A turma foi dividida em grupos de 20 participantes para o melhor aproveitamento das aulas.

Araguaína

Além do Manoel Lira, o colégio Francisco Bueno, no setor Maracanã, também desenvolve ações do ProJovem Urbano no setor de Construção e Reparos I, com inclusão de 71 alunos.

Em agosto de 2013 serão abertos mais dois núcleos do programa: um na escola Dr. César Belmino, no setor Tereza Hilário Ribeiro e outro na escola Simão Lutz, no Setor Araguaína Sul. As inscrições estarão abertas a partir do dia 1º de junho de 2013.

ProJovem Urbano

O ProJovem Urbano é uma das modalidades do ProJovem Integrado – Programa Nacional de Inclusão de Jovens, com duração de 18 meses. O curso oferece a conclusão do Ensino Fundamental, treinamento em informática, formação profissional iniciante e atividades de Participação Cidadã. Aos jovens que cumprem 75% de frequência e elaboração de trabalhos é concedido um benefício mensal no valor de R$ 100,00. O ProJovem Urbano foi criado em 2005 pelo Governo Federal por meio da Lei 11.129, que também instituiu a Secretaria Nacional de Juventude.

Para aderir ao programa, o jovem deve ter entre 18 e 29 anos e saber ler e escrever. Além da conclusão do Ensino Fundamental, o programa oferece uma iniciação e qualificação profissional nas áreas de Construção e Reparos e Alimentação.

“O papel do município é promover e executar as ações pertinentes ao Plano de Implementação do Programa, apoiando nos projetos e na estrutura das escolas onde acontecem as aulas. Desde o início da gestão, estamos trabalhando para agilizar o desenvolvimento das ações nos colégios”, informa Rita.

- Advertisement -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisement -

Ultimas noticias