O Governo do Maranhão, por meio das Secretarias de Estado de Educação (Seduc) e de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectec), celebrou convênio com o Movimento de Educação de Base (MEB) para ações de combate ao analfabetismo; lançou o Programa Música na Escola e apresentou a 3ª fase do Programa Maranhão Profissional – Etapa Pré-Vestibular. O ato foi realizado, nesta quarta-feira (3), no Palácio Henrique de La Rocque.
Na ocasião, o secretário de Educação, Pedro Fernandes, assinou o Termo de Cooperação Técnica com as Secretarias de Estado de Pesca e Aquicultura, de Igualdade Racial (Seir) e de Justiça e de Administração Penitenciária (Sejap), para atuação no Programa Brasil Alfabetizado. Fernandes ressaltou que as ações da Seduc serão voltadas a quatro pontos fundamentais.
“O trabalho desenvolvido busca melhorar o nível de aprendizado do ensino; universalizar o ensino médio; instalar o programa de colaboração nas escolas; e combater o analfabetismo, ação iniciada com a assinatura desses convênios e parcerias”, ressaltou.
Em mensagem encaminhada, a governadora Roseana Sarney destacou a importância das iniciativas. “Os convênios e parcerias firmados vão garantir uma cobertura maior das ações na área de educação e são um grande passo na universalização do ensino. O programa Música na Escola me enche de alegria e satisfação, pois foi graças a Lei nº 11.769, elaborada por mim em 1998, quando ainda era senadora, que o ensino da Música na Educação Básica passou a ser obrigatório nas escolas da rede pública do país. E, ainda, tem o Programa Pescando Letras, que vai promover a inclusão social aos pescadores”, destacou o texto.
Presentes, os secretários de Ciência e Tecnologia, José Costa; de Trabalho e Economia Solidária, José Antônio Heluy; de Igualdade Racial, Claudett Ribeiro; de Pesca e Aquicultura, Dayvson Franklin de Sousa; de Assuntos Estratégicos, Clodomir Paz; de Direitos Humanos, Luiza Oliveira; a subsecretária de Justiça e de Administração Penitenciária, Leopoldina Barros; o secretário executivo do Movimento de Educação de Base, padre Gabriele Cipriani; o prefeito de Arari, Djalma Melo, na ocasião representando a Federação dos Municípios Maranhenses (Famem); o presidente do Instituto Geia, Jorge Murad; além de prefeitos, secretários municipais de educação e gestores.
O secretário da Casa Civil, João Abreu, ressaltou a preocupação do Governo do Estado em criar programas destinados à melhoria da vida da população. “O Maranhão deslancha com seus projetos voltados à educação, e o Governo está se mobilizando, juntamente com a participação do Movimento de Educação de Base, dos municípios e seus gestores, na meta de combater o analfabetismo”, ressaltou.
Brasil Alfabetizado
A implementação do Programa Brasil Alfabetizado (PBA), referente ao ciclo 2012 com execução em 2013, pela Seduc, terá duração de oito meses e atenderá 162 municípios parceiros, beneficiando 102.555 alfabetizandos, 4.155 alfabetizadores e 384 alfabetizadores-coordenadores de turmas.
A implementação do Programa Brasil Alfabetizado – Ciclo 2012 será realizada, por intermédio de parcerias entre a Superintendência Federal da Pesca e Aquicultura do Maranhão; SeapMa, Seir, Sejap e o Movimento de Educação de Base (MEB), com intuito de dar maior efetividade ao programa por meio de estratégias e ações para a garantia do direito à educação de qualidade para jovens, adultos e idosos, numa perspectiva de educação continuada, criando as condições pedagógicas necessárias para a apropriação e zelo do seu patrimônio cultural, através da leitura e da escrita.
A partir deste ano, a Seduc, por meio da Secretaria-Adjunta de Projetos Especiais, também, implementará o Pescando Letras, utilizando a metodologia específica do programa, visando promover a inclusão social dos pescadores e pescadoras profissionais e aquicultores e aquicultoras familiares.
A previsão de atendimento desta clientela é de 11.700 alfabetizandos, sendo 9.651 pescadores e pescadoras cadastrados no MPA, 195 voluntários alfabetizadores-coordenadores de turmas, 1.026 alfabetizadores e 69 municípios em nove regionais. A ação é um compromisso que se integra ao esforço nacional de ampliação do direito de acesso à alfabetização promovida pelo Ministério da Educação (MEC), por meio do Programa Brasil Alfabetizado.
Música na Escola
O Programa Música na Escola objetiva fortalecer ações que propiciem o ensino da música, ampliando além do conhecimento teórico, a prática musical para todas as escolas da rede estadual, além do cumprimento a Lei nº 11.769/08, que trata sobre a obrigatoriedade do ensino da Música na Educação Básica.
A gestora da Escola Isidoro Augusto de Sousa, em Alcântara, Joelma Fernandes, ressaltou que o programa vai ajudar no aprendizado. “Essa será a primeira vez que os alunos terão acesso a aulas de músicas. E é uma satisfação para nós ver a alegria deles em saber que poderão aprender algo novo e diferente. Tenho certeza que assim como o esporte, a música também contribuirá para o aprendizado”, ressaltou.
A escola foi uma das beneficiadas com um dos 50 kits de instrumentos musicais entregues pela Seduc às escolas contempladas com os Programas Mais Educação e Ensino Médio Inovador no Macro Campo Arte, Cultura e Educação com ações voltadas para a música.
O Programa Música na Escola busca oferecer atividades pedagógico-musicais aos professores que atuam na rede estadual de ensino, sobretudo, aqueles vinculados às áreas artísticas ou uni docentes. Nesse sentido, tem como estratégia metodológica oferecer cursos de formação continuada e seminários com o uso de instrumentos e atividades complementares voltadas para o violão, fanfarras, bandas, canto coral, etc.
Maranhão Profissional – Etapa pré-vestibular
A solenidade marcou o início de nova fase do Programa Maranhão Profissional – Etapa Pré-vestibular, cujo público alvo são os alunos da 3ª série do ensino médio. As aulas começam neste mês e se estendem até outubro. O curso pré-vestibular será ministrado em 74 municípios e 116 salas de aula.
. “Com mais essa etapa do Maranhão Profissional, direcionado aos pré-vestibulandos, o governo faz mais um importante trabalho voltado para a preparação e qualificação de jovens e adultos. Ao todo, serão 7.620 vagas destinadas ao curso pré-vestibular, com foco na preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)”, afirmou o secretário de Ciência e Tecnologia, José Costa.
O Programa visa contribuir para melhorar o desempenho dos alunos no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), bem como reforçar a formação para aumentar a inserção desses estudantes no mercado de trabalho. Os alunos inscritos no programa receberão aulas de matemática, português, química, física, biologia, história, geografia, filosofia, sociologia e redação.




