Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
sexta-feira, janeiro 30, 2026
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Diretoria da COOMIGASP sofre derrota em Assembleia Geral

Noticias Relacionadas

A diretoria da Cooperativa de Mineração dos Garimpeiros de Serra Pelada (COOMIGASP) sofreu uma grande derrota no domingo, 24, em Curionópolis (PA) durante a Assembleia Geral Ordinária (AGO) realizada no galpão da cooperativa no bairro Planalto. O atual presidente Valder Falcão e os demais diretores entre eles o araguatinense Pedro Gomes, apoiavam a chapa nº 1, liderada pelo tocantinense João Paz, de Colinas do Tocantins, para a presidência do Conselho Fiscal da COOMIGASP, mas os apelos aos garimpeiros durante as pré-assembleias realizadas em cidades do Maranhão, Piauí, Pará e Tocantins não surtiram efeito e a oposição fez a festa elegendo Amarildo Gonçalves, da chapa 3, com 2.357 votos. A chapa 1 conseguiu apenas 484 votos, a chapa 2 ficou com 86 e chapa 4 com apenas 42 votos. Houve ainda 81 votos em branco e 54 nulos.

No sábado, ainda houve confusão já que a diretoria da cooperativa alegava que a chapa de Amarildo não podia ser registrada devido a “irregularidades”, mas ao final a oposição conseguiu o registro e disputou de igual para igual e venceu pelo voto, de acordo com o desejo da maioria dos garimpeiros.

Contas rejeitadas

A outra grande derrota da atual diretoria foi a rejeição das contas referentes ao exercício de 2012. Foram 2.189 votos contra, 741 a favor da aprovação das contas, 129 em branco e 74 contrários, em um total de 3.123 votantes.

Amarildo Gonçalves se reuniu na tarde desta segunda-feira, 25, com Valder Falcão e outros diretores da cooperativa e, segundo informações de bastidores, a tendência é uma convivência amigável e que a paz continue em Curionópolis e em Serra Pelada.

Na noite de sábado, de acordo com o site oficial da ADEPAG- Associação de Defesa do Patrimônio dos Garimpeiros Sócios da COOMIGASP, Amarildo chegou a dizer que se fosse a primeira providência que iria tomar seria “o afastamento imediato da diretoria comandada por Valder Falcão”, mas a conversa e o entendimento parecem que estão prevalecendo. Uma prova disto é que Amarildo e diretores da cooperativa devem ser recebidos ainda esta semana pelo ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, em Brasília. Eles vão comunicar, por exemplo, que a Assembleia Geral Extraordinária de sábado (23) revogou a Carta de Intenções liberada pelo ex-presidente da COOMIGASP, Gessé Simão, sobre as áreas de 123 e 700 hectares para a Colossus em Serra Pelada (PA). A maioria dos garimpeiros votou a favor da retomada das áreas.

“Temos compromisso com a sociedade garimpeira de dar em curso as ações que visam sanear a nossa cooperativa do mar de lama que foi submetida por gestões desastrosas”, disse o novo presidente do Conselho Fiscal.

Ainda de acordo com o site da ADEPAG, Amarildo Gonçalves participou de uma reunião interna dentro da COOMIGASP, que reuniu os membros da atual diretoria executiva e os membros do novo Conselho Fiscal, além de advogados e partes interessadas no processo do registro da ATA.

A diretoria se comprometeu em formatar a Ata durante essa reunião e, em seguida, enviar a Junta Comercial para o registro. O fato é que os novos membros do Conselho Fiscal vão continuar em Curionópolis até o final dessa semana (quinta-feira) já que a “Sexta Santa” é feriado. “Na segunda-feira estaremos de volta para de fato começarmos a trabalhar no sentido de passar a limpo a cooperativa”, explicou Amarildo Gonçalves ao site da ADEPAG.

Produção

Independente da briga pelo poder, a previsão é de que a produção mineral comece em julho deste ano, quando os garimpeiros deverão a começar a receber os dividendos oriundos desta mega produção de ouro, platina e minério. A espera é grande, mas vai valer a pena.

Desvios

“A justiça precisa ser mais rigorosa e investigar e punir os verdadeiros corruptos e ladrões que desviaram milhões da COOMIGASP e aplicaram o dinheiro em imóveis e fazendas em nome de laranjas. E olha que foram milhões. Dinheiro para encher carroceria de carreta”, concluiu Amarildo. (Com informações de Lima Rodrigues)

- Advertisement -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisement -

Ultimas noticias