Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
sábado, janeiro 31, 2026
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Pará registra retração em postos de emprego

Noticias Relacionadas

O mercado de trabalho paraense sofreu retração no primeiro mês de 2013 com a perda de 3.006 empregos celetistas, o que significa uma redução de 0,40% em relação a dezembro do ano passado. Porém, quando observado o acumulado dos últimos doze meses (fevereiro de 2012 a janeiro de 2013), o Estado apresentou saldo positivo de 31.817 postos de trabalho, correspondendo a um aumento de 4,49% em relação ao período de fevereiro de 2011 a janeiro de 2012. Os dados constam na Análise Preliminar do Mercado de Trabalho Paraense de janeiro de 2013 do Instituto de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental do Pará (Idesp), elaborada a partir de divulgação do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) com base no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

De acordo com a análise, nacionalmente o desempenho do mercado de trabalho em janeiro foi positivo, com a geração de 28.900 novos empregos formais, correspondendo a um crescimento de 0,07% em relação ao mês anterior. Entretanto, a Região Norte iniciou o ano com saldo negativo de -5.495 empregos. Os dois únicos estados da Região que tiveram saldos positivos foram Tocantins (122) e Amazonas (14), enquanto os demais apresentaram perda de postos de trabalho: Pará (-3.006); Roraima (-1.051); Rondônia (-1.042); e Acre (-503); Amapá (-29).

No caso do Pará, o setor com maior perda foi o Comércio, que registrou saldo negativo de 1.986 postos a menos. O principal responsável foi o subsetor “Comércio Varejista”, fortemente influenciado pelos desligamentos referentes aos contratos temporários de final de ano. Os outros setores com saldos negativos foram Serviços (-1.176); Indústria de Transformação (-404); Agropecuária (-108); Administração Pública (-34); Extrativo Mineral (-25). Apenas os Serviços Industriais de Utilidade Pública (661) e a Construção Civil (66) tiveram saldo positivo.

Os municípios paraenses que se destacaram com saldos positivos foram Altamira (1.359); Santarém Novo (179); Moju (89); Dom Eliseu (88); Ananindeua (77); Oriximiná (60); Igarapé-Açu (50); Óbidos (41); Cumarú do Norte (38); e Itaituba (30). Já os que apresentaram maiores saldos negativos foram Belém (1.230); Parauapebas (-979); Almeirim (530); Paragominas (-239); Canaã dos Carajás (-205); Tucuruí (-177); Santarém (-171); Ulianópolis (160); Marabá (-134) e Marituba (-132). (Fernanda Graim)

- Advertisement -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisement -

Ultimas noticias