A Sespa – Secretaria de Estado de Saúde Pública divulgou, nesta quarta-feira (10), um relatório sobre a situação da gripe A no estado, em 2010. Treze pessoas já morreram vítimas do vírus H1N1, deste total, cinco eram mulheres grávidas. Já foram notificados 195 casos e 87 foram confirmados com a doença.
Dos 13 óbitos, três foram em Cametá, dois em Ananindeua,e os outros foram em Belém, Benevides, Bragança, Castanhal, Capanema, Parauapebas, Paragominas e Moju.
A Sespa tambem informou que pacientes com câncer e Aids, que tomam medicamentos que afetam o sistema imunológico; pessoas com doenças crônicas, polulação indígena, mulheres grávidas, crianças com menos de dois anos e idosos com mais de 60 anos de idade estão no grupo de risco para complicações por influenza.
As medidas de prevenções, contra a influenza A devem continuar, tais como: cobrir a boca e nariz ao espirrar, usar lenços descartáveis, lavar as mãos com água e sabão frequentemente e evitar permanecer em locais aglomerados.
A vacinação contra gripe A, no Pará, começou no dia 8 de março, a campanha está dividida em etapas, de acordo com grupos prioritários. (Portal ORM)




