Têm início nesta segunda-feira, 18, em Araguaína, as primeiras atividades do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC) Tocantins Sem Miséria. O Programa visa incrementar a formação técnica e profissional de pessoas em situação de vulnerabilidade social que estejam inscritas ou em processo de inclusão no Cadastro Único da Assistência Social, o CadÚnico. Uma equipe da Secretaria do Trabalho e da Assistência Social (SETAS), pasta responsável pela execução do Programa no Estado, se reunirá com o prefeito de Araguaína, Ronaldo Dimas, e sua equipe de Assistência Social, na secretária Municipal de Assistência Social do município às 14hs.
O PRONATEC Tocantins sem Miséria é uma parceria entre o Governo do Estado do Tocantins e Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) e Ministério da Educação e Cultura (MEC) no âmbito do PRONATEC /Brasil sem Miséria.
Segundo o secretário da SETAS, Agimiro Costa, o Programa é a grande estratégia do Governo Federal para mudar a realidade dos beneficiários dos programas sociais. “Com a formação continuada desse público daremos reais condições de se inserirem no mercado de trabalho e melhorarem suas vidas”. O secretário aposta na consistência e planejamento do Plano e declara que o Governo do Estado, por meio da SETAS, já está preparado para realizar o seu papel de monitoramento desse processo.
Nesta primeira etapa, a Setas visitará 15 municípios da região de Araguaína. Nos encontros, a equipe da Secretaria apresentará o Programa, treinará as equipes dos municípios para lidarem com o Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (SISTEC/MEC) e mobilizará as famílias para participarem do evento de pactuação entre Estado e municípios, que acontece no dia 07 de março, no Parque Agropecuário de Araguaína. Além da região de Araguaína, a Secretaria se reunirá com os outros 124 municípios do Estado até o mês de julho e realizará eventos para pactuação em mais 11 cidades pólo.




