A Secretaria da Administração (Secad) adiou mais uma vez a convocação dos aprovados no concurso do Quadro Geral, realizado no ano passado. A previsão inicial era que os candidatos aprovados fossem chamados ainda no final de janeiro, mas a data foi alterada para o início do mês de fevereiro.
Na sexta-feira, 8, no entanto, o governador Siqueira Campos anunciou duas datas para o início das convocações: dia 1º e dia 15 de março. Segundo o secretário Lúcio Mascarenhas, a alteração se deve ao grande volume de contratações previsto para os próximos dias, em virtude da assinatura do Termo de Ajuste de Conduta (TAC) entre a pasta, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e a Defensoria Pública do Estado.
Para Mascarenhas, não houve adiamento, visto que é a primeira vez que se apresenta uma data concreta. “Antes só tínhamos previsões, mas agora é uma definição que certamente será cumprida.” Segundo o secretário, o prazo é necessário para que sejam feitas algumas estruturações, a fim de realizar as nomeações sem contratempos. “Precisamos nos organizar, pois será um volume muito grande de convocações em um único mês. Temos, por exemplo, que finalizar o sistema onde serão agendadas as posses, que, pela primeira vez, devem acontecer digitalmente”, justificou.
Nomeações
Segundo o gestor, cerca de 1.500 servidores devem ser empossados em março, o que significa uma economia de R$ 3,9 milhões na folha de pagamento do Estado. “Até o final das convocações a economia com impostos previdenciários deve ser de cerca de R$ 24 milhões”, disse. Mascarenhas prevê que na primeira convocação, no dia 1º de março, sejam chamados entre 780 e 800 servidores.
A previsão é que o número se repita na segunda convocação, no dia 15 do mesmo mês. “As outras convocações vão ocorrer gradativamente, à medida em que forem vencendo os contratos temporários que ainda estão em vigor”, explicou.
Quadro Geral
O governador anunciou na sexta-feira, 8, as datas em que devem ser realizadas as primeiras nomeações do concurso do Quadro Geral do Estado, cujas provas foram aplicadas, inicialmente em fevereiro de 2009. Após uma série de denúncias de irregularidades nas provas, que resultaram no cancelamento temporário do certame, o concurso voltou a abrir inscrições em 2012. Mais de 199 mil inscrições foram recebidas. Foram oferecidas 4.513 vagas de provimento imediato e 1.819 vagas para o cadastro de reserva. (Jornal do Tocantins)




