O mais tradicional bloco de Araguatins apresentou para a imprensa na manhã desta quarta-feira, 30, o abadá para o Carnaval 2013. O Gargalo este ano homenageara o bloco-afro Olodum da cidade do Salvador na Bahia. O Olodum foi fundado em 25 de abril de 1979 durante o período carnavalesco como opção de lazer aos moradores do Maciel-Pelourinho, garantindo-lhes assim, o direito de brincarem o carnaval em um bloco e de forma organizada. Atualmente é uma Organização não Governamental (ONG) do movimento negro brasileiro que desenvolve ações de combate à discriminação social, estimula a auto-estima e o orgulho dos afro-brasileiros, defende e luta para assegurar os direitos civis e humanos das pessoas marginalizadas, na Bahia e no Brasil.

O Gargalo desfila pelas ruas de Araguatins na segunda-feira, 11, e deverá ser acompanhado por mais de 1.500 componentes, sendo o maior bloco carnavalesco do Bico do Papagaio. Este ano o kit para participar do bloco custará R$ 25 e dará direito a cerveja liberada na concentração e batida durante o percurso.
Nesta 14ª participação no carnaval de rua araguatinense, o Gargalo deve fazer uma alegoria mostrando todos os 13 abadás de edições anteriores, com fotos de cada ano.
A direção também anunciou a mudança da sede do bloco para a Rua Siqueira Campos, 91, Praça da Bandeira.
Empresas parceiras
Durante apresentação do novo abadá a direção do Gargalo aproveitou para anunciar o nome de novas empresas parceiras do projeto de insentivo a festas populares que patrocinarão o bloco. Entre eles estão a La Constancce, Miralar, Eticcam, CM Contabilidade, Rádio Sucesso FM e Posto Goiás. Além das já anunciadas, Terra Magazine, Messias Filho Produções e Pontal Construção.




