Vinte e duas famílias, moradoras de seis comunidades agrícolas do município de Conceição do Araguaia, no sul do Estado, já tem preparadas as plantações que garantirão a produção agrícola de 2013. No último dia 11, elas elas receberam 640 quilos de sementes de arroz e 180 quilos de sementes de milho para iniciar a plantação graças a uma iniciativa da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) em parceria com a Secretaria Estadual de Agricultura (Sagri), por meio do Programa de Fomento à Produção de Alimentos Básicos.
Nos Projetos de Assentamento Menina Moça, Nazaré, Pecosa, Ingá e nas comunidades Grotão do Açaizal e Campos Altos já está tudo pronto para iniciar a plantação. A expectativa, segundo o técnico em agropecuária da Emater José Ernane Filho, é que em três meses as famílias já possam comercializar o arroz excedente e em quatro, o milho, já que para subsistência uma família consome, em média, uma saca do grão. “Com a quantidade de sementes recebida, eles vão conseguir produzir até 30 sacas de 40 quilos de arroz por hectare, o restante vai ser oferecido no mercado local”, destacou o técnico.
Outro ponto que o técnico fez questão de ressaltar é o ganho econômico que essas 22 famílias tiveram com essa doação, já que o valor pago por uma saca de milho na região, por exemplo, está em cerca de R$ 110. “Esse valor será convertido para pagar a diária de uma mão-de-obra extra ou na mecanização do plantio, podendo até auxiliar o agricultor a adquirir os insumos, como adubo e defensivos para o controle das pragas e doenças”, disse Ernane Filho. (Kenny Teixeira)




