Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
sexta-feira, dezembro 5, 2025
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

MARANHÃO: Caema adquire equipamentos para estações de água

Noticias Relacionadas

Visando melhorar a captação de água bruta e o tratamento de esgotos na capital e interior do Estado, a Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) adquiriu 62 conjuntos de motor-bombas para os Sistemas de Esgotamento Sanitário e para os Sistemas de Abastecimento de Água. São 33 conjuntos de motor-bombas submersivas para os Poços de Reunião, 18 conjuntos de motor-bombas centrífugas, com vazões diversas e eixos horizontais e 7 conjuntos motor-bombas centrífugas para a captação de águas bruta nos Sistemas de Abastecimento de Pedreiras e Itapecuru.

Os Poços de Reunião são os locais onde são despejados os dejetos para depois serem enviados para as estações de tratamento por meio das Elevatórias de Esgotos. As principais Estações Elevatórias a serem beneficiadas com as bombas submersivas são: Avenida Litorânea, Portinho, Bacanga, Ana Jansen 1.2, Ana Jansen 1.3, Iemanjá, Ponta d’Areia, Lusitanos, Areinha, Quintas do Sol Turú III,Vivendas do Turu e Parque Timbira.

As bombas centrífugas serão instaladas nas Estações Elevatórias do Calhau II, Planalto Vinhais, Lago Verde, Avenida Litorânea, Novo Tempo II, Rua da Estrela no Centro, Ipem São Cristóvão, Juçara, Pimenta II, São Domingos, Campo Verde e Pindaré. Serão instalados ainda, 4 conjuntos motor-bombas no Sistema de Barra do Corda, pertencente à Unidade de Presidente Dutra.

Para o diretor de Operação e Manutenção da CAEMA, engenheiro Cristovam Dervalmar Rodrigues Teixeira Filho, essa é mais uma grande aquisição por parte da Companhia, pois irá melhorar significativamente, a operacionalização dos Sistemas de Esgotamento Sanitário e de Abastecimento de Água. “Com as novas bombas, os serviços de esgotamento vão oferecer maior confiabilidade aos usuários, pois além de ampliar os serviços vão também servir como reservas para aquelas Elevatórias em funcionamento para que não haja ineficiência no setor”, afirma.

As bombas centrífugas servirão para aumentar a captação de água bruta dos Sistemas de Abastecimento de Peritoró e Lago da Pedra, ambos pertencentes à Unidade de Negócio de Pedreiras que será beneficiada com 3 conjuntos motor-bombas. Outra Unidade a ser beneficiada com os serviços é Itapecuru, que receberá 4 bombas que serão instaladas nas Elevatórias da cidade de Itapecuru.

As bombas centrífugas fazem o trabalho de captação da água bruta dos rios por meio de um mangote (mangueira de grande dimensão) que é colocado sobre uma plataforma móvel onde muda de posição de acordo com o volume de água dos rios em que são colocadas. As instalações desses equipamentos começaram antes do carnaval nas áreas da Avenida Litorânea e Lagoa da Jansen.

- Advertisement -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisement -

Ultimas noticias