A fim de coibir a pesca predatória durante a Piracema, período de defeso dos peixes, o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) segue com as operações de fiscalização. Na última semana, entre os dias 20 e 24, a Gerência Regional de Tocantinópolis atuou em trechos que abrangem o rio Tocantins.
A fiscalização percorreu os municípios de Aguiarnópolis, Palmeiras do Tocantins, Darcinópolis, Maurilândia, Itaguatins e Bela Vista. Durante a operação foram apreendidos 1.694 metros de redes malhadeiras, cinco tarrafas, 280 metros de espinhel, 59 bóias e três pindas. De acordo com os responsáveis pela ação, também não houve aplicação de multa, porque os infratores evadiram-se do local deixando o material predatório.
Durante as abordagens, os fiscais também prestaram serviço de educação ambiental com esclarecimentos e orientações acerca dos prejuízos causados ao meio ambiente por meio de ações como a pesca no período da Piracema, destacando a necessidade de se pescar dentro das normas estabelecidas pela lei ambiental.




