Lideranças rurais de mais de 40 municípios do Maranhão participam, até esta quarta-feira (24), no Hotel Praia Mar, de capacitação nas temáticas de gênero, sexualidade e violência doméstica e sexual realizada pela Secretaria de Estado da Mulher (Semu). A ação é financiada com recursos da Secretaria de Política para Mulheres da Presidência da República (SPM/PR) e faz parte do Pacto Nacional pelo Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, do qual o Maranhão é signatário.
O evento teve início, na manhã desta terça-feira (23), com uma mesa composta pela secretária de Estado da Mulher, Catharina Bacelar; pela presidente do Conselho Estadual da Mulher, Celise Azevedo; pela gestora de Ações Afirmativas da Secretaria de Estado da Igualdade Racial, Jacinta Maria Santos; e representando o grupo de mulheres Josiene Santos.
Para iniciar os trabalhos do dia, a secretária Catharina Bacelar fez uma exposição sobre o papel da Semu, que tem como missão “formular, executar, monitorar, avaliar e articular políticas públicas que visem a promoção, proteção e defesa dos direitos das mulheres sob a perspectiva de gênero, classe, raça e etnia, promovendo sua transversalidade nos órgãos públicos estaduais e a participação da sociedade civil organizada”. Em seguida a professora da Universidade Federal do Maranhão, Dra. Silvani Magali, apresentou sobre a questão de Gênero e Políticas Públicas. No turno da tarde, o tema foi o Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres do Campo e da Floresta.
De acordo com a secretária Catharina Bacelar esta capacitação potencializará os resultados já alcançados com o projeto Cidadania e Empoderamento das Trabalhadoras Rurais, financiado pelo MDA com contrapartida do Estado do Maranhão, que também forma multiplicadoras nas temáticas da violência de gênero e da inclusão produtiva.
Conta ainda da capacitação que acontece uma apresentação sobre o Pronaf Mulher, pela gerente estadual do Pronaf/Bando do Nordeste, Ana Zélia Queiroz; Noções de Documentação Civil e Acesso a Crédito, com a professora Suely Cordeiro Abreu; e Apoio a Organização Produtiva das Mulheres, com a professora Silvani Magali.




