Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
sábado, dezembro 6, 2025
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Seduc acompanha a instalação do Fórum Estadual de Educação

Noticias Relacionadas

epresentantes de entidades ligadas ao setor educacional participaram, na manhã desta terça-feira (23), da implementação do Fórum Estadual de Educação. A reunião, no auditório do Conselho Estadual de Educação (CEE), foi presidida pelo secretário adjunto de Ensino da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Acácio Centeno, que será o coordenador do Fórum no Estado.

A reunião contou também com o coordenador da comissão de mobilização do Fórum Nacional de Educação, Raimundo Jorge de Jesus, que falou da conquista da educação e de toda a sociedade com a implantação do fórum. “Ele será a arena de debates da educação e um organismo de mobilização das políticas no Estado. Com isso, ganham alunos, pais, professores e todos os que trabalham em prol da melhoria da educação estadual e nacional. Democratizar é a maior tarefa do fórum”, disse.

Acácio Centeno fez uma exposição sobre a estrutura e necessidades do fórum, elencando as instituições convidadas a fazer parte. Ele explicou que o Fórum Nacional de Educação e o Ministério de Educação (MEC) estão incentivando a instalação dos fóruns municipais e estaduais. Para o funcionamento dessas esferas, a diretriz do MEC é que todos sigam a mesma estrutura da nacional.

Assim foram criadas duas comissões: a de Monitoramento e Sistematização e Mobilização e Divulgação. Cabe à primeira acompanhar a implementação das deliberações das conferências municipais e os indicadores educacionais; desenvolver metodologias e estratégias para a organização das conferências municipais; coordenar o processo de elaboração e revisão do regimento interno das conferências municipais e da estadual e, por fim, coordenar o processo de elaboração e revisão das publicações do fórum.

Com relação às atribuições da comissão de Mobilização e Divulgação foram definidas como prioridades a articulação e orientação para a organização dos fóruns e conferências municipais e articular os meios para garantir a infraestrutura para a viabilização dos mesmo. Também foi destacada pelo secretário adjunto da Seduc a necessidade de se criar o regimento do fórum e da Conferência Estadual, além de um cronograma de reuniões ordinárias.

Ele sugeriu que fosse no plenário do CEE, propondo como indicativo as terças-feiras. A próxima reunião ficou agendada para o dia 20 de novembro, às 8h30. Foram escolhidos para a coordenação das comissões, a professora Sandra de Lima, da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e o professor Roberto Ferraz, da Universidade Federal do Pará (UFPA).

- Advertisement -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisement -

Ultimas noticias