Doze pássaros silvestres foram apreendidos por policiais rodoviários federais, durante fiscalização na Rodovia BR-316. As aves estavam sendo transportadas ilegalmente, sendo oito na cabine de uma carreta e quatro em um automóvel. Os flagrantes de crime ambiental ocorreram no trecho da BR-316 que corta o município de Capanema, entre os quilômetros 153 e 155 da BR-316.. O crime aconteceu na última sexta-feira (5), mas só foi divulgado pela PRF nesta segunda-feira (8).
Na cabine do caminhão trator de uma carreta, de placa JOM-0184, conduzida por Sérgio Bezerra da Silva, de 45 anos, foram encontrados oito ‘curiós’ presos em uma gaiola. Ao ser entrevistado pelos policiais, o condutor informou que comprou cada pássaro por R$ 15, no município de Mocajuba (PA), e iria levá-los para o estado de Pernambuco, onde seriam entregues para o pagamento de uma dívida.
Outros quatro pássaros, sendo dois ‘curiós’ e dois ‘trinca-ferro’, foram encontrados dentro de um carro Gol, de placa OFK-8418, conduzido por José de Sousa Milhomes, de 70 anos. O condutor não tinha licença ambiental para criação dos pássaros.
Como a captura, a criação e comercialização de animais silvestres, sem a autorização dos órgãos ambientais, são atos considerados crimes ambientais, os dois condutores foram presos e encaminhados à delegacia de Polícia Civil em Capanema para os procedimentos legais cabíveis. (Redação Portal ORM com informações da PRF)




