Nesta sexta-feira (5), tropas do Exército estão destacadas para atuar nas aldeias São José e Mariazinha, localizadas entre os municípios de Tocantinópolis e Maurilândia.
O efetivo permanecerá nas duas aldeias para garantir a integridade das eleições naquela região, uma vez que na quarta-feira (4), os indígenas ameaçaram atear fogo em linha de transmissão de energia elétrica que abastece aquela região e demais estados do norte brasileiro.
A decisão partiu da ministra do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Laurita Hilário Vaz, relatora do processo, após ofício encaminhado pelo Presidente do TRE-TO, Desembargador Marco Villas Boas, que relatou os acontecimentos e pediu àquela Corte, em caráter de urgência, apoio ao Juízo Eleitoral da 9ª ZE, com sede em Tocantinópolis. O envio de Forças Federais tem respaldo da presidente do TSE, ministra Carmen Lúcia, que em reuniões com os presidentes dos TREs, no mês passado, destacou que o Tribunal não medirá esforços para resguardar a segurança e tranquilidade nestas Eleições.




