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sexta-feira, dezembro 5, 2025
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Jatene assina contrato de R$ 320 milhões para o Ação Metrópole

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A assinatura do contrato de empréstimo internacional, nesta terça-feira (4), entre o Governo do Pará e a Agência Internacional do Japão (Jica), na sede da empresa, em Tóquio, sela um importante momento para Belém e região metropolitana com o avanço do projeto Ação Metrópole, que vai mudar o perfil da mobilidade urbana na capital e nos municípios de Ananindeua, Marituba, Benevides, Santa Bárbara do Pará e Santa Izabel do Pará, com a implantação do Bus Rapid Transit (BRT).

O governador Simão Jatene lidera a comitiva que viajou ao Japão para concretizar o ato solene, que também trata sobre a contratação de consultoria geral para acompanhar o projeto. Na manhã de segunda-feira (3), o secretário especial de Proteção Social, Sérgio Leão; os diretores do Núcleo de Gerenciamento de Transporte Metropolitano (NGTM), César Meira (diretor geral) e Marilena Mácola (diretora executiva); a procuradora da Fazenda Nacional, Ana Lúcia Gatto de Oliveira; e integrantes da comitiva do Governo do Pará participaram de reunião técnica de releitura dos textos do contrato de empréstimo e do memorandum que ratifica os termos dos dois documentos que serão assinados na sede da Jica.

Na reunião técnica, a agência japonesa foi representada pela diretora da Divisão da América Latina, Chie Nanataki, e pelo coordenador de Projetos, Mauro Manabu Inue. Segundo Marilena Mácola, não houve mudança no texto e todos concordaram com o status dos documentos. Sérgio Leão disse que foram alterados detalhes sem importância.

“Feita a revisão, o documento está pronto para assinatura. Haverá o acompanhamento de um cartorário local, que vai dar fé à documentação, que depois vai passar por um processo que se chama consularização, feito no Consulado do Brasil e Tóquio, para que ele se revista das formalidades finais e passe a ter validade. Isso deve ser concluído na quarta-feira, então vamos ter o documento formalizado que garante por parte do Estado a operação de crédito de 180 milhões de dólares com a Jica e o governo japonês”, detalhou o secretário.

O contrato será assinado pelo governador Simão Jatene e pelo vice-presidente sênior da Jica, Hideaki Dimichi, e a entrega da garantia será feita pela procuradora da Fazenda Nacional, Ana Lúcia Gatto de Oliveira. O memorandum será assinado por César Meira, do NGTM, e pelo diretor geral do Departamento da América Latina e Caribe, Takeshi Takano. Durante a solenidade, falarão Simão Jatene, Hideaki Dimichi e o embaixador do Brasil no Japão, Marcos Galvão, que no encontro com o governador confirmou seu desejo de participar desse momento importante para o Estado.

Integração

A concretização do projeto de mobilidade urbana, depois de mais de duas décadas de estudos, negociações e planejamento, ganhou novo impulso a partir de março deste ano e veio expandir o que foi previsto pelo Ação Metrópole, cuja primeira etapa foi concluída, com a construção do elevado Gunnar Vingren, nas avenidas Júlio Cezar e Pedro Álvares Cabral, além do prolongamento da avenida Independência e a recuperação da rodovia Arthur Bernardes.

Com a publicação do edital para contratar o projeto executivo de engenharia viária e estudos ambientais exigidos para a obra de prolongamento da avenida João Paulo II, houve um avanço significativo ao qual se junta a implantação do Sistema BRT, trafegando em canaletas na rodovia BR-316, com faixas exclusivas, a partir do Entroncamento, em Belém, até Marituba.

Simão Jatene e comitiva viajam quarta-feira (5) para a cidade de Nagoya, por trem-bala, onde visitarão a matriz da Nagoya Guide Way Bus e o Centro de Operações de BRT. Esse modelo de mobilidade urbana mostra o exemplo de planejamento urbano possível de ser adotado por grandes metrópoles. Segundo o governador, “a questão do transporte é cada vez mais metropolitana, não dá para achar que você vai resolver essa questão isoladamente nos municípios”, afirma.

“Hoje, quantos vivem em Marituba e Ananindeua e trabalham em Belém e vice-versa? Então, um projeto de transporte tem que pensar em integrar essa região metropolitana e assim evitar que a população, em especial os nossos trabalhadores, comecem o dia de trabalho com estresse por ter passado horas e horas no transporte público. Não é um projeto simples, não é um projeto rápido, porque é um projeto planejado para essa integração. O sistema de transporte não é só construir vias”, disse o governador.

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