O Tocantins recebe, entre os dias 20 e 23 de agosto, a visita de representantes do BIRD – Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento. O objetivo da equipe no Tocantins é acompanhar o andamento dos componentes do PDRIS – Projeto de Desenvolvimento Regional Sustentável Integrado. Sendo eles: ambiental, melhoramento da gestão da administração, transporte, impactos do projeto, aspectos financeiros e desenvolvimento local.
O PDRIS visa estimular o desenvolvimento local e estadual por meio de melhores transportes e de maior oferta de serviços públicos, beneficiando cerca de 300 mil pessoas em 72 municípios.
O secretário do Planejamento e Modernização da Gestão Pública, Francisco Martins Araújo, o superintendente do COPPE – Conselho Coordenador de Programas e Projetos Estratégicos, Antônio Guerra, e técnicos da Seplan reúnem-se nos dias 20, 21, 22 e 23 com o chefe da missão, Eric Lancelot, e demais técnicos do BIRD para discutir sobre o andamento das ações que serão executadas no âmbito dos projetos.
A equipe visita ainda a Semades – Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, o Naturatins – Instituto Natureza do Tocantins e a Seinfra – Secretaria da Infraestrutura. O encerramento das atividades está previsto para as 12h de quinta-feira, 23 de agosto.
Banco Mundial
O Banco Mundial aprovou, no dia 26 de julho, um empréstimo US$ 300 milhões para o Estado do Tocantins. O recurso será destinado a obras e terá contrapartida de US$ 75 milhões do Governo do Estado.
O dinheiro será aplicado na eliminação de cerca de 2.600 pontos críticos em estradas vicinais municipais; construção de pontes, bueiros e drenagem. Também serão feitas reabilitação e conservação de cerca de 1,6 mil quilômetros de estradas estaduais. Estradas estas que já atingiram ou ultrapassaram seu tempo de vida últil e precisam de reabilitação/rejuvenescimento de pavimento e acostamento, reabilitação de pontes, melhoria da drenagem e da sinalização, melhoramento dos cruzamentos perigosos e dos acessos.
As obras com este recurso contemplam, ainda, a eliminação de cerca de 20 pontos críticos em estradas não pavimentadas do Estado através da substituição das atuais infraestruturas deficientes por estruturas pavimentadas.




