Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
sábado, dezembro 6, 2025
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Projeto pretende levar abastecimento de água para ilha em Belém

Noticias Relacionadas

Ilha do Combu fica no Rio Guamá em frente ao núcleo da cidade de Belém (Foto: Dirceu Maués / O Liberal)

Um projeto do governo do estado anunciado nesta segunda-feira (16) promete criar um sistema de abastecimento de água potável na Ilha do Combu, uma das 42 localizadas no arquipélago de Belém. Atualmente, cerca de 800 famílias vivem na Ilha e precisam usar a água da chuva ou do rio Guamá que não são adequadas para consumo.

Segundo a proposta, 330 casas passarão a ser abastecidas com a água coletada de um poço artesiano com cerca de 60 metros de profundidade e distribuída por meio de bombas setorizadas. O projeto deve custar cerca de $ 2 milhões e a taxa de contribuição de cada residência deve ser de aproximadamente R$ 15 reais mensais. Porém o projeto ainda precisa ser submetido ao Ministério do Turismo e ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para conseguir recursos, por isso, não há prazo para o início das obras.

Representantes do governo e das comunidades de moradores que vivem no Combu se reuniram no último dia 12 de julho para decidir o modelo de abastecimento que será adotado na Ilha. Na ocasião, Pedro Ferreira, diretor do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Belém, questionou a falta de investimentos em infraestrutura do local. “Belém já está quase chegando aos 400 anos e continuamos vivendo sem água nas ilhas. Aqui vivem cidadãos que precisam desse bem e têm direito a ele”, disse. (G1)

 

- Advertisement -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisement -

Ultimas noticias