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segunda-feira, dezembro 8, 2025
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Marajó receberá melhorias na infraestrutura de acesso turístico

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O Marajó, maior arquipélago fluvial e marítimo do mundo, é também uma das regiões turísticas que mais recebe visitantes ao longo do ano no Pará, estado brasileiro que em 2012 estima receber um fluxo de quase um milhão de turistas, segundo o setor de estatísticas da Companhia Paraense de Turismo (Paratur). Os principais atrativos do Marajó, estruturados para bem receber os turistas, estão principalmente nos municípios de Soure, Salvaterra, Ponta de Pedras e Cachoeira do Arari, que guardam o maior fluxo.

Uma das principais missões do Governo do Estado, por meio da recém criada Secretaria de Estado de Turismo (Setur) é garantir melhorias na acessibilidade dos turistas à região, cujas características geográficas, em especial a travessia da baía do Marajó, são um grande desafio aos gestores e também empresários do setor. Segundo Adenauer Góes, secretário estadual de Turismo,  já foram feitas muitas iniciativas de se resolver o problema, em especial do transporte, que exige embarcações apropriadas para a quantidade de passageiros, dentro de padrões de segurança para a navegabilidade da região e a com custos que atendam a realidade também da população local, que diariamente se desloca para a capital.

“Trabalhamos, por meio da Setur e da Paratur, em sintonia com outros parceiros, como a Companhia de Portos e Hidrovias do Pará (CPH) e outros órgãos que possuem atribuições ligadas a esse setor de infraestrutura e obras, visando melhorias nessa área. Um exemplo é o Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur-Pará), através do qual estimamos investir US$ 22 milhões, resultado de captação junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID)”, explica Adenauer Góes, que em junho esteve reunido com dirigentes do BID e do Ministério do Turismo (MTUR), dando agilidade à negociação que deve ser formalizada no início deste semestre.

Adenauer explica que os investimentos, através do Prodetur, envolverão mapeamento cultural para aproveitamento no turismo, mas também outras áreas, a exemplo do transporte fluvial para ilha. “Assinamos no ano passado um termo de cooperação entre Paratur e CPH com esse objetivo. É indiscutível que esse é um item extremamente importante para a atividade turística e nós temos algumas questões que fazem parte da Agenda Mínima do governador Simão Jatene, como a acessibilidade para o Marajó. Estamos desenvolvendo um projeto de cooperação técnica no sentido de integrar as nossas ações e melhorar o transporte, incluindo os portos e as condições de mobilização dessas pessoas dentro das regiões”. Garante Adenauer.

Os recursos do Prodetur para o Marajó garantirão ainda a reforma e revitalização de trapiches e terminais de passageiros, pavimentação de estradas de acesso aos atrativos, construção de muros de arrimo e urbanização em praias fluviais, implantação de sistemas de esgotamento sanitário e água na sede dos municípios e a construção da ponte sobre o rio Paracauari, entre Soure e Salvaterra.

Para dar suporte aos investimentos em infraestrutura estão sendo feitas ações de qualificação de profissionais e empresários na área do turismo. No ano passado 167 pessoas foram certificadas através do Programa de Qualificação Profissional do Turismo (Peqtur), sendo deste total 73 profissionais em Soure e 94 em Salvaterra. Em 2011, o programa certificou cerca de 1330 profissionais em 15 municípios visando oferecer cursos que contribuam para dar maior competitividade dos produtos e serviços oferecidos nos destinos. Ate 2015 a meta da Setur, com apoio da Paratur e de entidades parceiras, é qualificar mais de 10.500 pessoas em todo o Pará.

Segundo Abraão Benassuly Neto, presidente da Companhia de Portos e Hidrovias (CPH),  o órgão já realizou licitação para obras de reforma e adequação dos portos de Gurupá, município do Marajó e Porto de Moz. Dois novos processos licitatórios estão também abertos para obras nos portos de Barcarena e de São Sebastião da Boa Vista. “ A CPH já contratou uma empresa que entrega nos próximos dias o projeto de reforma e adequação do terminal hidroviário do Camará, em Salvaterra”, explicou Benassuly.

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