Foi publicada no Diário Oficial desta sexta-feira, 29, a convocação dos primeiros 161 aprovados no Concurso Público para provimentos de cargos na Secretaria da Saúde do Estado do Tocantins. Nessa primeira convocação foram contemplados os cargos de Médico, Assistente de Serviço em Saúde, Assistente Social, Biólogo, Enfermeiro, Farmacêutico, farmacêutico-Bioquímico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Psicólogo, Técnico em Enfermagem, Técnico em Laboratório e Técnico em Radiologia.
O certame teve as provas realizadas no dia 26 de julho de 2009, quando 22 mil candidatos disputaram as 1.218 vagas oferecidas, sendo 22 cargos de nível superior, abrangendo 50 especialidades médicas, e, quatro cargos de nível médio técnico, distribuídos nas Unidades da Sesau em 15 municípios. Serão beneficiados os 19 hospitais da rede estadual localizados nos municípios abaixo-relacionados. A Sesau conta com um hospital em cada um desses municípios. Palmas, Araguaína e Porto Nacional possuem mais de uma unidade.Sendo que a capital conta com os serviços do HGP – Hospital Geral de Palmas e Hospital e Maternidade Dona Regina. Araguaína possui três unidades – Hospital de Doenças Tropicais, Hospital das Clínicas Dona Dorcelina e Hospital Regional de Araguaína.
Além dos hospitais, a Sesau conta com unidades do Hemocentro em Araguaína, Gurupi, Porto Nacional e Tocantinópolis.
Junto às 50 especialidades médicas, o concurso contemplou vagas para enfermeiros, técnicos de enfermagem, psicólogos, biomédicos, nutricionistas, farmacêuticos, assistentes sociais, fisioterapeutas, técnicos em radiologia e assistentes de serviço em saúde e demais áreas de atendimento em saúde.
Valorização
Por meio do Concurso Público da Saúde, o Governo do Tocantins efetiva a Política de Valorização do Trabalho e do Trabalhador da Saúde, contribuindo para uma gestão do Sistema Único de Saúde – SUS mais qualitativa e eficiente. Os profissionais da saúde serão regidos pelo Estatuto dos Servidores Públicos Civis do Estado do Tocantins, garantindo a eles, além da estabilidade profissional, todos os direitos trabalhistas inerentes às suas atribuições.
Esses profissionais que serão inseridos ao quadro de servidores da saúde, contarão também, com um Plano de Cargos, Carreiras e Salários – PCCS, que garante a eles o aperfeiçoamento continuado, as perspectivas básicas de mobilidade funcional na carreira e a decorrente melhoria salarial por meio das progressões horizontal e vertical, propiciando, respectivamente, a qualificação do atendimento aos usuários do SUS no Tocantins.
Cidades contempladas com a nomeação dos aprovados no Concurso: Alvorada, Araguaçu, Araguaína, Arapoema, Arraias, Augustinópolis, Dianópolis, Guaraí, Gurupi, Miracema do Tocantins, Palmas, Paraíso do Tocantins, Pedro Afonso, Porto Nacional e Xambioá. (Fabíola Casado)




