Por: Rafael Rodrigues Santana
O papel da nossa juventude na política atual é de extrema importância para o alcance da renovação da sociedade. Converter o presente cenário político para uma referencia ética, será possível através dos ideais renovadores dos jovens independentes e formadores de opinião.
É importante que os próprios jovens comecem, desde a escola, a se interessarem pela política atuando diretamente, cobrando responsabilidades de governantes, propondo ações e participando de fóruns, audiências públicas, conselhos e eleições.
Se olharmos para traz, a história do Brasil nos relembrará que todas as importantes mudanças e conquistas contaram com a participação decisiva da juventude. A campanha “Petróleo é Nosso” na década de 50; a ditadura militar no período compreendido entre as décadas de 60 e 80; Diretas-Já; o movimento dos “Caras Pintas” em 1992 em busca do impeachment do Presidente Collor, todas essas fundamentais conquistas para nosso povo, foram desenvolvidas por entidades estudantis e juvenis que sempre estiveram à frente das principais conquistas democráticas deste país.
Pude observar em Araguatins, que os partidos políticos só têm interesse na força jovem em anos eleitorais, pela sua capacidade de mobilização eleitoral, o que não deve mais ser tolerado, devemos nos espelhar nas ideias renovadoras dos jovens, capacitados hoje, cada vez mais cedo, são esses os lideres capazes de renovar o panorama político.
Como se sabe, Araguatins se encontra hoje, com sérios problemas, quais sejam: saúde pública, segurança pública, geração de emprego e renda, entre outros.
Sendo a juventude a maior faixa etária de brasileiros, necessário se faz sua presença em todos os seguimentos sociais, criticando, e apontando soluções para as deficiências locais, pois se trata dos que mais possuem energia, força e condições para lutar contra os desafios da corrupção.
Araguatins é uma cidade linda, com um grande potencial turístico. Não basta esperar que da noite para o dia, nossos governantes passem a se preocupar com os anseios e demandas da juventude. Nesse desiderato, menos ainda, com a inclusão do jovem no meio político.
É chegada a hora, em que araguatins, através da participação efetiva de jovens pensadores, conquiste políticas públicas confortáveis para nossa sociedade. Chega de descaso com o cidadão. Nossa cidade deve e pode mudar para melhor.
Com o potencial que “nossa Araguatins” possui, vejo a juventude como solução para essa necessária mudança.




