O superintendente de Proteção dos Direitos Humanos da Secretaria da Cidadania e Justiça, Crimério Pacheco, representando o secretário Carlos Alberto Dias Moraes, abriu oficialmente na manhã desta sexta-feira, 22, o Mutirão de Erradicação do sub-registro de nascimento na Escola Municipal Nair Duarte, em Araguatins. A solenidade contou com a presença do prefeito da cidade, Francisco da Rocha Miranda, secretários municipais, autoridades locais e a população que esperava pelo início dos serviços.
O mutirão foi parte de um esforço do Governo Federal em parceria com o Governo do Estado e o município de Araguatins para diminuir o índice de pessoas sem a Certidão de Nascimento. A falta do documento inviabiliza o exercício pleno da cidadania já que sem ele, a pessoa não tem acesso a outros documentos como a Carteira de Identidade, o CPF, a Carteira de Trabalho, além de outros. Sem a Certidão, a pessoa também não tem acesso à educação formal, já que as escolas exigem o documento para a matrícula do aluno.
Oportunidades
O prefeito Rocha Miranda ressaltou que sua administração e a cidade de Araguatins se sentiram orgulhosos em sediar um trabalho tão importante quanto o do mutirão de erradicação do sub-registro. “É um grande prazer receber a equipe da cidadania, que nos traz a oportunidade do resgate social para com nossa população. Nos sentimos gratificados e realizados ao vê chegar uma ação como esta que acrescenta um valor histórico à cidade pois proporciona a toda a população de Araguatins e de cidades próximas, o acesso a retirada não só à Certidão de Nascimento, mas de outros documentos.
O superintendente de Proteção dos Direitos Humanos, Crimério Pacheco, afirmou que os mutirões da cidadania estão sendo muito importante porque é a oportunidade que a população tem de ter acesso à documentação básica, de ter orientações sobre os benefícios do INSS e sobre os seus direitos como consumidor. (Roberto Oliveira – Fotos: Cézar Pararazzo e Leide Curcino)