A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do Cachoeira adiou ontem a votação do requerimento que pede a convocação do governador Siqueira Campos (PSDB) e de dois outros que solicitam a convocação do secretário das Relações Institucionais do Estado, Eduardo Siqueira Campos.
O requerimento convocando o governador Siqueira Campos foi protocolado às 11h50 de ontem pelo deputado federal Leonardo Picciani (PMDB-RJ). Ele também apresentou ontem outro requerimento, desta vez pedindo a convocação Eduardo Siqueira Campos, que já tinha um requerimento com o mesmo propósito apresentado pelo senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP).
O deputado Picciani sustenta o pedido da convocação de Siqueira com base no relatório feito pela Polícia Federal na Operação Monte Carlo que mostra que Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, “aproximou-se do Governo do Tocantins com fito de fechar contratos de seu interesse entre o Estado e a empreiteira Delta”.
No requerimento, o deputado aponta que o governador é citado em um diálogo entre Cachoeira e seu sócio e braço-direito, Gleyb Ferreira, quando o bicheiro diz ter um encontro marcado com Siqueira Campos para tratar, entre outros assuntos, sobre Deuselino Valadares, que na época era chefe da Superintendência da PF em Goiânia.
Na justificativa usada pelo deputado para pedir a convocação de Eduardo Siqueira Campos, ele cita as investigações feitas pela PF durante a Operação Monte Carlo que demonstrou que o contraventor mantinha contatos telefônicos com o secretário.
Em nota, o Governo do Estado reforçou o informado anteriormente. “O problema aqui no Tocantins não é com o governo cuja movimentação financeira é praticamente inexiste”, diz a nota. O governo reforça ainda que possui atualmente quatro contratos com a Delta e que apenas um teria sido firmado na atual gestão e que pagou R$ 1,3 milhão de uma obra 100% executada que custou R$ 14.695.596,05. O contrato foi firmado no dia 5 de julho de 2011, com dispensa de licitação com base em decreto de Estado de Emergência. (Jornal do Tocantins)




