Localizado em posição estratégica, no centro do País, o Tocantins tem potencial para tornar-se um grade centro de distribuição de produtos e cargas. Focado nesta realidade, o Governo do Estado buscou incentivos para que ainda este ano seja implantado no Aeroporto Brigadeiro Lysias Rodrigues, em Palmas, o Terminal de Logística de Cargas – Teca. Segundo o secretário de Indústria e Comércio, Paulo Massuia, o processo de licitação deve ser encerrado até o mês de julho e o armazém deve entrar em funcionamento ainda este ano.
“Já temos empresários interessados em importar equipamentos eletrônicos da China e empresários do município baiano de Luís Eduardo Magalhães interessados em usar nosso espaço para transportar mamão”, acrescenta o secretário.
Quando concluído, o Teca de Palmas deverá gerar 200 empregos diretos e 600 indiretos e terá capacidade para movimentar até 15 toneladas de produtos ao mês. A previsão é que sejam investidos na obra R$ 3 milhões por parte da Infraero, sem contrapartida do Estado.
Áreas do Terminal
Ao todo, o Terminal de Cargas do Aeroporto de Palmas contará com mais de 1.400 m² de área, sendo o espaço distribuído da seguinte forma:
Área de pátio interno de movimentação de cargas – 300 m²
Área de recebimento de cargas – 154 m²
Área de armazenamento – 140,22 m²
Área de entrega – 50,15 m²
Área de liberação de mercadoria – 62,06 m²
Área de guarda de valores – 6,90 m²
Área administrativa – 78,96 m²
Área de docagem – 162,29 m²
Área de pátio externo – 406 m²




