A Secretaria Municipal de Saúde de São Bento do Tocantins, recebeu nesta segunda-feira, 15, a visita de funcionários técnicos da vigilância em saúde da Secretaria de Estado da Saúde (SESAU), que promoveram palestras relacionadas as doenças de veiculação hídricas e alimentar.
O objetivo da palestra foi capacitar os profissionais no manejo clínico e vigilância epidemiológica das doenças de Veiculação Hídrica e Alimentar, visando a melhora do diagnóstico precoce dos agravos da área.

As doenças de veiculação hídrica são aquelas causadas por substâncias que não fazem parte da composição da água, encontrando-se aí acidentalmente, como, por exemplo, a contaminação por chumbo, cianetos, mercúrio, defensivos agrícolas, etc.. Pode ser também causadas por micróbios patogênicos como os vírus, bactérias, protozoários, fungos e helmintos, que são alheiosà fauna e flora naturais da água e que causam doenças infecciosas, direta ou indiretamente, como por exemplo febre tifóide, cólera, amebíase, shigelose ou disenteria bacilar, hepatite infecciosa, leptospirose, giardíase; dengue, febre amarela, malária, filariose; ancilostomíase, ascaridíase, salmonelose, escabiose, pediculose, tracoma, conjuntivite; esquistossomose, etc.
Participaram do evento toda a equipe de saúde do município como, médico, enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde.
O secretário municipal de saúde, Leandro Carvalho, agradeceu a presença da facilitadora, Luzia Paes Martins, e disse que Iniciativas como estas, são sempre bem vindas, pois capacitam e tornam apto o pessoal para dispensar a população um serviço com padrão de qualidade.




