Abril é marcado por datas importantes para a literatura infantil. No dia 2 foi comemorado o Dia Internacional do Livro Infantil, em homenagem ao escritor Hans Christian Andersen, e, nesta quarta-feira (18), será o Dia Nacional do Livro Infantil, em homenagem ao aniversário de nascimento de Monteiro Lobato, escritor e criador da literatura para crianças e jovens no Brasil.
A Casa de Cultura Josué Montello, órgão da Secretaria de Estado da Cultura (Secma), comemorará as datas com o projeto “Literatura Infantil na Casa de Cultura Josué Montello”, que, este ano, chega a sua quarta edição.
A programação do projeto é voltada para professores e estudantes de escolas públicas e particulares de São Luís. O objetivo é difundir o acervo da casa e estimular o hábito de leitura nas crianças, além de levá-las a valorizar obras literárias e trabalhos de ilustradores.
A programação começa nesta segunda (16) e se estende até a sexta-feira (20), nas dependências da Casa de Cultura onde serão oferecidas oficinas para educadores e, momentos de leitura e interação com crianças e jovens. A Casa fica na Rua das Hortas, nº 327 – Centro (perto da Praça Deodoro). Os fones são: (98) 3218-9945 / 3218-9946 / 3218-9947. O site é: ccjm@cultura.ma.gov.br
Na segunda (16) e terça-feira (17) será realizada a oficina “Técnicas de contar histórias e confecção de avental de histórias” ministrada pela arte educadora Jô Santos. O público-alvo são professores, educadores e bibliotecários e está aberta aos interessados. As inscrições poder ser feitas até o dia do início da programação na Casa, com vagas limitadas ao número máximo de 40 participantes.
De quarta (18) a sexta-feira (20) acontecerão atividades direcionadas a alunos do ensino fundamental (1º ao 5º ano), onde as escolas interessadas deverão agendar a visita através dos telefones da Casa, no horário das 13h às 18h ou solicitar agendamento via e-mail no endereço eletrônico: paraccjosuemontello@yahoo.com.br. A quantidade de alunos é limitada a 60 estudantes por escola.
Oficina
A oficina “Técnicas de contar histórias e confecção de avental de histórias” será ministrada nos horários das 8h às 11h e das 14h às 17h. Cada participante terá direito a certificado de participação, com registro de 16 h/aula, avental decorado pelo participante, um jogo de dedoches e apostila.
A oficina busca despertar, estimular e incentivar uma atuação criativa na prática de contar histórias. Valoriza a relação com o livro como fonte de informação, além da formação de leitores em cidadãos que apreciam e se aventuram na prática do ler e do saber.
Como práticas, a oficina incentivará a criação de elementos cênicos como avental, dedoches, entre outros instrumentos para impulsionar o ato de contar e ouvir histórias exercitando a imaginação em expressão de sentimento e emoções desenvolvidos com a contação de histórias. Serão trabalhados diversos tipos de textos visando construir o leitor crítico e consciente.
A instrutora Jô Santos, que ministrará a oficina, é atriz, contadora de histórias, recreadora e pesquisadora do movimento cultural e artístico de Imperatriz desde 1983.
Criadora do típico personagem da cidade, Peteleco, e os contadores do Cata & Conta, objetivando pesquisar o desenvolvimento e o prazer do ator/cantor no ato de contar e ouvir histórias. Formou-se em Letras e Educação Física, com especialização em Teoria da Literatura Contemporânea e é técnica em Brinquedista e artesã.
Atividades com crianças e jovens
De quarta (18) a sexta-feira (20), das 14h às 17h, serão oferecidas atividades com crianças e jovens. No inicio das atividades terá a recepção dos alunos das escolas previamente agendadas; a contação de história e atividades recreativas; exposição de livros infantis de autores maranhenses; ao final um momento de descontração e lanches.




