Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
sexta-feira, dezembro 5, 2025
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

PARÁ: Marabá escapa das chuvas e não deve apresentar cheias

Noticias Relacionadas

Em uma das cidades onde a presença de cheias virou um costume, Marabá, no sudeste paraense, desde o início de 2010, apresentou apenas uma ‘pequena’ elevação no nível dos rios, mas ‘nada que seja motivo de preocupação’. Segundo o coordenador estadual da Defesa Civil, major Marcus Norat, nenhuma família foi afetada. Mas a cota de água na região deve ser pouca, afirma previsão climática.

De acordo com o coordenador do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), José Raimundo Abreu, o volume de chuvas previsto na cidade durante o mês de janeiro é pouco. ‘O sul do Pará todo está com chuvas de baixa intensidade. Somente em Marabá, desde o dia 1º de janeiro choveu 146 milímetros de um total de 280 que está previsto, ou seja, não haverá chuvas intensas e, portanto, a chance de haver uma enchente é muito pequena. Podemos dizer, embora seja apenas uma previsão, que não haverá cheias em Marabá’, disse.

Em relação à subida no nível do rio, Abreu explicou: ‘O nível normal do rio de Marabá é de atingir até 11 metros de altura. Quando ele fica baixo e os ribeirinhos aproveitam para construir moradias, o nível está anormal. Neste ano, a altura máxima do rio será de nove metros’. E completa o major Norat. ‘Neste momento, o nível está abaixando e próximo a oito metros’.

O motivo do baixo voolume de chuvas na região é a presença do fenômeno El Niño, que evita a preciptação das nuvens. Além de Marabá, municípios como Conceição do Araguaia, onde deve chover em volume abaixo da média, também deverão ficar tranquilos. A previsão é de bons tempos e nada de cheias.

Prevenção

De qualquer jeito, é melhor prevenir. Por isso, de acordo com o major Marcus Norat, ações de prevenções estão sendo implantadas nas áreas de risco, principalmente, em Marabá, onde há, ao todo, cerca de 100 agentes cedidos pela Prefeitura local e da Defesa Civil. (Portal ORM)

- Advertisement -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisement -

Ultimas noticias